O secretário da associação de futebol na província do Huambo, Alcides Domingos, afirmou, em declarações à Angop, que a I volta do presente Girabola, encerrada domingo, comprovou a melhoria da qualidade do futebol em Angola, considerando ter sido a melhor das últimas seis épocas.

Segundo o dirigente, estas 15 primeiras jornadas da prova foram marcadas por equilíbrio entre as equipas e bons jogos, o que já não acontecia há algumas épocas, realçando, sobretudo as boas exibições das três formações que ascenderam este ano ao Girabola, Académica do Lobito, Progresso da Lunda Sul e Domant FC do Bengo, estas duas últimas pela 1ª vez a competirem.

Contudo, Alcides Domingos considera que o Benfica de Luanda, 2º colocado com 26 pontos, a quatro do líder Recreativo do Libolo, foi entre as 16 equipas a mais regular em termos de exibições, pecando apenas na finalização.

"Esta I volta do Girabola veio confirmar que o nosso futebol está a evoluir. Todos os jogos foram equilibrados, as vitórias foram conseguidas no detalhe com muito esforço e todas equipas bateram-se de igual para igual. Não tivemos as goleadas de épocas anteriores e tivemos jogos de boa qualidade", considerou.

O facto das equipas estarem muito próximas em termos de pontuação na classificação geral também é, segundo o secretário da associação de futebol na província, um dos indicadores de competitividade e equilíbrio, perspetivando que esta época a decisão pelo titulo e pela despromoção será bem mais renhida.

Entretanto, lamentou a posição em que se encontra o único representante desta província no Girabola (Recreativo da Caála), último com 12 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.