A Federação Angolana de Futebol (FAF) aborda, na quinta-feira, com os dirigentes dos clubes o regresso do campeonato nacional da primeira divisão, suspenso devido à pandemia de covid-19, e o respetivo apoio às agremiações desportivas, disse hoje fonte federativa.
Em declarações hoje à Lusa, o coordenador da comissão de gestão de assuntos inerentes à época desportiva no âmbito do estado de emergência, Jeremias Simão, disse que a reunião terá lugar na sede da FAF, em Luanda, e o reinício do Girabola será o ponto principal.
Segundo o também diretor do conselho técnico da FAF, no encontro deverá igualmente ser esclarecido o apoio financeiro imediato da FIFA às federações nacionais devido ao impacto do novo coronavírus na modalidade.
O campeonato angolano de futebol, liderado pelo Petro de Luanda com 54 pontos, menos três que o 1º de Agosto, tetracampeão em título, que está na segunda posição, foi suspenso em março na sequência do decreto sobre o estado de emergência.
Quinze clubes militam no Girabola, entre os quais o Interclube, treinado pelo português Ivo Campos, oitavo classificado com 31 pontos.
Angola conta já com 27 casos confirmados de covid-19, entre os quais 18 casos ativos, dois óbitos e sete recuperados. O país está em estado de emergência até 10 de maio.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.
Comentários