O Estádio do Ferroviário da Huíla foi aprovado esta quarta-feira por inspetores da Federação Angolana de Futebol (FAF) para albergar, este ano, jogos do Desportivo local, na condição de visitado, durante o campeonato nacional da primeira divisão, Girabola2017, que arranca sexta-feira.

Uma comissão constituída por elementos da FAF, entre os quais do conselho nacional de arbitragem, avaliou pela segunda vez as condições da infraestrutura, com realce para o estado da relva, depois de há duas semanas ter recomendado algumas alterações, hoje consideradas ultrapassadas, segundo o responsável da associação local da modalidade, José Tchyombo.

Na inspeção anterior, a delegação da federação orientou no sentido de proceder-se a eliminação de fissuras, instalação de extintores de incêndio e a adequação do retângulo de jogo às medidas internacionais (110 de comprimento, 75 largura).

Edificado em 1970, na cidade do Lubango, o Estádio do Ferroviário tem capacidade para 15 mil espectadores e beneficiou de reabilitação em 2010, por altura do Campeonato Africano das Nações que o país organizou.

O Desportivo recebe domingo, neste campo, o Atlético Sport Aviação (ASA) no seu jogo inaugural do Girabola2017.