O Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Futebol (FAF) decidiu suspender até dois meses cinco árbitros, por "sinais estranhos e falta de qualidade" nos jogos para os quais foram nomeados, pedindo rigor e isenção.
Segundo um comunicado a que a agência Lusa teve hoje acesso, o conselho de árbitros da FAF decidiu suspender os cinco juízes, por "arbitragens menos conseguidas" em jogos do campeonato angolano de futebol e da Taça de Angola.
Três árbitros estão suspensos durante 45 dias e dois durante 60 dias.
No documento assinado pelo secretário-geral da FAF, a instituição justifica a medida "por haver sinais estranhos ao movimento desportivo na arbitragem".
"Não havendo possibilidade de provarmos atitudes que eticamente se consideram despropositadas à ação a que os árbitros são chamados a cumprir com rigor e isenção no exercício das suas funções, deste modo os árbitros são castigados por falta de qualidade", lê-se.
O Conselho Central de Árbitros da FAF alerta igualmente os comissários aos jogos para informarem com "abnegação e responsabilidade" sobre a atuação dos árbitros nos jogos.
O campeonato angolano de futebol, que no próximo fim de semana disputa a 25ª jornada, é liderado em igualdade pontual pelo 1º de Agosto, tetracampeão em título, e o Petro de Luanda, vice-campeão das últimas quatro temporadas, ambos com 51 pontos.
Em Angola, estão igualmente em disputa as meias-finais da Taça.
Comentários