O Girabola pode adoptar um novo figurino esta quarta-feira com a realização inédita de jogos obrigatoriamente às quartas-feiras, além dos fins-de-semana, como é habitual.
Três propostas vão estar em debate às 10 horas desta manhã na segunda reunião, em Luanda, entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e os clubes, com apenas um ponto de convergência: o início da competição a 9 de fevereiro.
Por outro lado, são várias as divergências que suscitarão acesos debates entre os intervenientes, sendo a mais polémica a exclusão da Taça de Angola, a segunda maior prova nacional.
Esta reunião vem na sequência de um outro encontro inconclusivo do último dia 25, alegadamente devido à ausência do presidente da FAF, Artur Almeida, na altura em Marrocos no CHAN'2018, e dos presidentes dos clubes, por razões díspares.
A proposta A tem a ver com o arranque do Girabola no dia 9 de fevereiro e término a 9 de setembro, com jogos ao fim-de-semana e obrigatoriamente às quartas-feiras.
A proposta B também prevê o início do campeonato a 9 de fevereiro, mas a terminar na primeira semana de outubro. Neste modelo a Taça de Angola é excepcionalmente suprimida na presente época e a Taça da Confederação representada pelo segundo classificado do Girabola'2018.
Na proposta C, o campeonato inicia igualmente dia 9 de fevereiro e termina em Setembro. Nesta última a Taça de Angola joga-se a partir dos oitavos-de-final a uma "mão" e o Girabola obrigatoriamente às quartas-feiras e final-de-semana.
Este exercício visa conformar a época futebolística ao calendário orientado pelo Comité Executivo da Confederação Africana (CAF) aos seus filiados, que estipulou o mês de setembro para arranque e maio do ano seguinte para encerramento.
Comentários