Dois treinadores portugueses vão dirigir equipas angolanas no principal campeonato de futebol do país na época de 2016, cuja primeira jornada está agendada para 19 e 21 de fevereiro, mas com missões diferentes.

Do lado do Recreativo do Libolo, João Paulo Costa tem a missão de revalidar o título nacional que o próprio conquistou no ‘Girabola’ de 2015, então ao fim de meia época a liderar o clube da província do Cuanza Sul.

Apesar de ser campeão em título, João Paulo Costa disse anteriormente à agência Lusa que, apesar de a equipa estar a trabalhar para "festejar mais títulos" este ano, também os adversários estão mais fortes na competição.

A estreia do Libolo do campeonato será fora de casa, a 20 de fevereiro, frente ao 1.º de Maio, de Benguela, equipa promovida ao principal escalão depois de conquistar o título da segunda divisão angolana em 2015.

Ainda na província de Benguela, mas do lado da Académica do Lobito, estreia-se no banco o português Carlos Vaz Pinto como treinador da equipa principal, num contrato assinado em janeiro e válido por uma época, anunciou o clube.

Vaz Pinto regressa ao ‘Girabola’, por onde já passou pelo Recreativo da Caála, entre 2012 e 2014, como adjunto e treinador principal, mas agora terá a missão de dar alguma tranquilidade à equipa do Lobito, que terminou o campeonato de 2015 em 13.º lugar (entre 16 clubes), confirmando a manutenção apenas na última jornada.

Na sua estreia, a equipa orientada pelo português desloca-se a Luanda, para defrontar os ‘aviadores’ do Asa.

O campeonato principal, que passa a designar-se esta época ‘Girabola Zap’, fruto do patrocínio da distribuidora angolana de televisão por satélite, arranca a 19 de fevereiro com o escaldante duelo de Luanda entre Benfica e 1.º de Agosto, este último vice-campeão de 2015 e as ‘águias’ terceiras classificadas.

Na estreia na primeira divisão, após a promoção, o Porcelana FC (Cuanza Norte) vai a Luanda defrontar o Progresso do Sambizanga, enquanto o 4 de Abril (Cuando Cubango) também viaja para a capital, mas para jogar com o Petro.

Nas restantes partidas da jornada de estreia, o Kabuscorp do Palanca recebe, igualmente, em Luanda, o Recreativo da Caála, enquanto os ‘diamantíferos’ da Sagrada Esperança viajam para o sul, para defrontarem o Desportivo da Huíla.

Ainda em Luanda, a jornada fecha com duas das equipas sensação de 2015, cabendo aos ‘polícias’ do Interclube receber a formação do Progresso da Lunda Sul.