As equipas do Recreativo do Libolo e do 1.º de Agosto decidem no sábado o título de campeão angolano de futebol, na última jornada do ‘Girabola’, algo que já não acontecia desde 2011.

A poucas jornadas do final da competição, o Libolo, do treinador português João Paulo Costa, chegou a ter uma vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, mas sucessivos empates e uma forte recuperação da equipa dos ‘militares’ de Luanda fez reduzir a diferença para apenas dois, à entrada da última ronda.

No fecho da competição, cujos jogos decisivos se disputam à mesma hora, 15:30 (mesma hora em Lisboa), o Recreativo do Libolo viaja para Benguela, para enfrentar, no estádio do Buraco, o ‘aflito’ Académica do Lobito, que, por sua vez, precisa dos três pontos para confirmar, sem depender de terceiros, a continuidade no ‘Girabola’.

Além da vitória, o Libolo sabe que basta fazer o mesmo resultado do 1.º de Agosto, que joga em casa, em Luanda, com o ‘descansado’ Recreativo da Caála, para renovar as faixas de campeão angolano.

Tal como na última jornada, em que os golos do comprometedor empate do Libolo na visita ao Moxico, semana passada, eram festejados pelos adeptos da equipa ‘militar’ em Luanda, a tarde de sábado promete voltar a ser passada com os ouvidos ‘colados’ na rádio e nos relatos desportivos.

Desde 2011 que o ‘Girabola’ não se decidia na última jornada, então conquistado pela primeira vez pelo Recreativo do Libolo (venceu ainda em 2012 e 2014).

Além do título, três equipas tentam segurar uma vaga na permanência no ‘Girabola’, depois da já confirmada descida do Domant FC, do Bengo.

Académica do Lobito é a única formação que só depende de si, enquanto Bravos do Maquis e Sporting de Cabinda jogam no Moxico, mas sempre acompanhando o desenrolar da partida em Benguela.

A 30.ª e última jornada do ?Girabola' arranca na sexta-feira, no estádio dos Coqueiros, com a partida entre o Kabuscorp do Palanca e o Benfica de Luanda, com ambas as equipas a lutar ainda pelo terceiro lugar do campeonato, para já com vantagem (dois pontos) para as ‘águias’ da capital angolana.

Programa da 30.ª jornada:

- Sexta-feira, 09 out:

Kabuscorp do Palanca - Benfica de Luanda.

- Sábado, 10 out:

Sagrada Esperança - Petro de Luanda.

Académica do Lobito - Recreativo do Libolo.

1.º de Agosto - Recreativo da Caála.

Desportivo da Huíla - Progresso da Lunda Sul.

Domant FC - ASA.

Progresso do Sambizanga - Interclube.

Bravos do Maquis - Sporting de Cabinda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.