O Atlético Sport Aviação (ASA) foi despromovido à segunda divisão do futebol nacional, após perder este sábado (dia 4), por 1-4, diante da Académica do Lobito na 30ª e última jornada do Girabola2017, disputada no Estádio do Buraco.
Trinta e oito anos depois, o histórico clube aviador, até então totalista a par do 1º de Agosto, não conseguiu evitar o rebaixamento, como acontecera em anos anteriores, pelo que deixa o principal campeonato angolano da modalidade “órfão” de um dos seus oito campeões.
Vencedor das edições 2002, 2003 e 2004, o ASA na época 2017 teve pobre campanha, conquistando somente 26 pontos em 90 possíveis, marcou 20 golos e sofreu 33 e ocupou a 15ª e penúltima posição, apenas a frente do Santa Rita do Uíge, último classificado.
Em meio a uma série de anomalias na presente época, problemas financeiros e outros, o clube pelo qual passaram nomes conhecidos do futebol angolano como Eduardo Machado, Chinguito, Geovety, Lutandila, Rola, Jujú, Cuba, Rosinha, Saúca, Cansas e Esquerdinho, terá que se reorganizar, adaptar-se a outro convívio na tentativa de voltar já no próximo ano ao seu “habitat”, onde esteve desde 1979.
Com o ASA desceu à segunda divisão o Progresso da Lunda Sul, despromovido por utilização indevida de um atleta, e o Santa Rita de Cássia do Uíge, enquanto o 1º de Agosto, que domingo encerra a prova com o Kabuscorp, é campeão antecipado com 65 pontos, mais três que o Petro na segunda posição.
Comentários