O Atlético Sport Aviação (ASA) perdeu esta segunda-feira, na deslocação à província da Lunda Sul, por 0-1, diante do Saurimo FC, em jogo pontuável à 13.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão (GirabolaZap2018/19), disputado no estádio das Mangueiras.
Nos minutos iniciais da partida, marcada com fraca presença do público no estádio, os dois conjuntos protagonizaram um jogo de estudo mútuo, procurando falhas na organização defensiva e surpreender o adversário.
A partir do minuto vinte ambas as equipas libertaram-se, optando por um jogo mais aberto, criativo e dinâmico, sobretudo no meio campo, com sinal mais para o Saurimo FC, que incomodava frequentemente a baliza adversária.
O único golo da partida aconteceu aos 28 minutos, por intermédio do guarda-redes Anselmo, na cobrança de um livre directo, sem dar hipóteses de defesa ao guardião Feliciano, para o delírio dos adeptos.
Os aviadores ainda tentaram chegar ao empate antes do intervalo, com várias investidas, mas sem sucesso.
No reatar da partida, o ASA entrou mais atrevido e dominador, procurando nos primeiros minutos igualar o jogo, mas encontrava uma defesa do Saurimo FC organizada e concentrada, que bloqueava todas as jogadas dos aviadores.
Aos 54 minutos, Fofo, num lance de contra-ataque, rematou forte para uma defesa de Anselmo, que esteve inspirado e concentrado nesta tarde.
O ASA voltou a ameaçar a baliza de Anselmo, aos 64 minutos, por Vado, que na cobrança de um livre viu o travessão a negar aquele que seria o golo do empate, para a insatisfação dos aviadores que já se preparavam para festejar.
Os "lundas" reagiram apenas aos 67 minutos, com Capita, numa jogada de “laboratório”, após passe do médio Shileshi, rematou forte para uma defesa apertada de Feliciano.
Os aviadores tiveram ainda uma oportunidade para igualar a partida aos 79 minutos, por Gogoró, que isolado cabeceou mas teve uma resposta espectacular de Anselmo.
Com este resultado, o Saurimo FC deixa a última posição e sobe para o 13.º lugar, com 12 pontos, contra 11 do ASA, no 14.º posto. O líder é o Desportivo da Huíla, com 25 pontos, e o Cuando Cubango FC é agora o último colocado, com 10.
Comentários