O jogo entre o Kabuscorp do Palanca (2º/55) e o Interclube (8º/38), marcado para sábado, às 16 horas, no estádio dos Coqueiros, constitui o destaque da 27ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2015).
O desafio colocará frente a frente duas formações que vêm moralizadas, fruto das vitórias conseguidas no reduto dos respetivos adversários. Na ronda anterior, o “onze” do Palanca venceu o Benfica de Luanda, por 1-0, ao passo que os polícias derrotaram o Desportivo da Huila, por 2-0.
Apesar dos dois conjuntos estarem separados por 20 pontos na tabela classificativa, espera-se um duelo renhido, pelo facto dos dois conjuntos possuírem atacantes rápidos e médios desequilibradores, com habilidade de rematar com facilidade. Na turma do Palanca destaca-se o melhor marcador do Girabola2013 e atual líder da artilharia, Albert Meyong (16 golos), além de Tresor Mputu Mabi, Doctor Lami. Na equipa do Inter evidenciam-se Paty, Day Day e Kembua.
No último confronto entre si, a turma do Palanca foi mais feliz, ao vencer por 3-1, daí que detém o favoritismo teórico. Em caso de triunfo, o ainda campeão nacional encurtará a distância em relação ao líder Libolo (59 pontos) e manterá o sonho de revalidar o troféu, enquanto o plantel do Rocha Pinto ainda luta para ficar entre os quatro primeiros.
Ainda no sábado, realce para o dérbi da capital 1º de Agosto-Benfica de Luanda, uma das partidas mais equilibradas da jornada, uma vez que vai opor o terceiro (Benfica de Luanda, 49 pontos) ao quarto (1º de Agosto, 43 pontos) classificado.
As duas formações vêm de derrotas da ronda anterior. Os militares perderam no Uíge diante da União local por 1-2, já os encarnados de Luanda baquearam frente o Kabuscorp do Palanca, por 0-1. Na primeira volta a turma do Rio Seco suplantou o seu adversário por 2-0.
O Sagrada Esperança (7º/36) medirá forças, no Dundo, com a União FC do Uíge (16º/16) e o Sporting de Cabinda (12º/27) receberá no seu reduto o Atlético Sport Aviação (11º/29).
Já no domingo, o líder do Girabola2015 Recreativo do Libolo, com 59 pontos, terá uma deslocação difícil ao terreno do 1º de Maio de Benguela, uma vez que os benguelenses encontram-se numa situação incómoda na tabela classificativa (14º, com 24 pontos) e brigam para não descerem de divisão.
Por isso é um jogo com grande expectativa, porque uma vitória dos libolenses os tornará mais próximos da conquista do troféu e afundará ainda mais os proletários. Ao contrário, uma conquista dos donos da casa lhes servirá de alívio e complicará as contas aos forasteiros que vêm o aproximar do Kabuscorp.
No Mundunduleno teremos o não menos “escaldante” FC Bravos do Maquis (6º/40)-Petro de Luanda (5º/41), no Huambo o Recreativo da Caála (10º/31) medirá forças com o Progresso do Sambizanga (9º/33) e na Huíla o Desportivo (13º/26) terá pela frente o Benfica do Lubango (15º/20).
Comentários