A 24ª jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão "Girabola2014" abre nesta sexta-feira, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, com o jogo Benfica de Luanda/FC Bravos do Maquis do Moxico, mas a partida de destaque da ronda acontece apenas sábado, na vila de Calulo, entre o líder Recreativo do Libolo e 1º de Agosto.

O confronto entre libolenses, que comandam a prova com 54 pontos, e os “militares”, que somam 40, na quarta posição, está a despertar interesse por parte dos aficcionados da modalidade nesta última fase da maior competição futebolística do país. Na primeira volta o representante da província do Cuanza Sul triunfou, por 2-1, no estádio 11 de Novembro, na capital.

Os anfitriões precisam vencer para aumentar a diferença pontual em relação aos seus principais concorrentes na luta para a conquista do título, enquanto os visitantes, já sem maiores possibilidades de atingir o primeiro posto, ambicionam simplesmente chegar a um lugar de acesso às competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Para isso, a equipa afecta às Forças Armadas Angolanas vai torcer também por um desaire do Kabuscorp do Palanca (campeão nacional e segundo classificado com 46) e do Benfica de Luanda (terceiro, com 43).

A formação do Palanca enfrenta o Atlético Sport Aviação (ASA), décimo, com 26 pontos, no único “derby” luandense, enquanto os “encarnados” da capital terão como obstáculo da ronda o FC Bravos do Maquis, quinto da tabela, com 37.

O Petro-Atlético de Luanda, sexto com 35 pontos, recebe o 1º de Maio de Benguela, 14º com 20, num jogo em que os dois intervenientes têm a obrigação de vencer, sob pena de se atrasaram mais na tabela geral.

Os “petrolíferos”, já sem pensamento na conquista do título, lutam apenas para a dignidade, enquanto os “proletários” tudo fazem para fugirem da zona de despromoção.

O Sagrada Esperança da Lunda Norte, sétimo com 34 pontos, tem a sua segunda deslocação consecutiva, desta ao terreno do Sporting de Cabinda, 13º com 22, depois de na ronda anterior ter viajado ao reduto do 1º de Maio de Benguela onde perdeu por 0-2.

Os “diamantíferos”, apesar de terem praticamente a sua permanência assegurada, tencionam corrigir os erros cometidos nas últimas três jornada, onde consentiram um empate e duas derrotas, ao passo os leões do norte buscam a tranquilidade.

De resto, é um jogo que se aguarda com muita responsabilidade por parte dos dois conjuntos, sobretudo dos anfitriões que “pelejam” para a manutenção nesta prova.

O Interclube, em fase de recuperação, recebe o Recreativo da Caála do Huambo. As duas formações estão separadas por três pontos (28/25), em oitavo e décimo lugares, com vantagem para os polícias.

O Benfica do Lubango, após impor um rigoroso empate (1-1) ao Petro de Luanda, no estádio da Cidadela, na semana passada, recebe o Progresso do Sambizanga, que continua sem ganhar neste segundo turno do campeonato.

Na classificação, os “encarnados” das terras altas da Chela somam 17 pontos, no 15º posto, contra 25 dos sambilas, em 12º lugar.

O União Sport do Uíge, que ficou sem o seu treinador Mbiavanga Kapela, demitido pela comissão de gestão, devido à goleada sofrida no Luena, por 0-5, diante do FC Bravos do Maquis do Moxico, será visitado pelo Desportivo da Huila.

Os donos da casa somam 16 pontos, curiosamente na 16ª posição, contra 26 dos visitantes, em nono lugar.