O Recreativo do Libolo, campeão em título do ‘Girabola’, tenta este domingo subir provisoriamente ao primeiro lugar do principal campeonato de futebol angolano, em jogo com os ‘aviadores’ do ASA, para colocar pressão no líder 1.º de Agosto.

A receção do ASA ao Libolo está agendada para o estádio dos Coqueiros, em Luanda, e, desde já, envolta em polémica, com a direção da equipa dos ‘aviadores’ a admitir que pode desistir do ‘Girabola’, devido às graves dificuldades financeiras que o clube atravessa.

À entrada desta 19.ª jornada do campeonato angolano, o Recreativo do Libolo está a um ponto do líder e, em caso de vitória, consegue ascender provisoriamente ao primeiro lugar, que podem ser poucas horas, porque o 1.º de Agosto só entra em campo ao início da noite.

É que também em Luanda, a turma ‘militar’ joga em casa, no estádio 11 de Novembro, com o ‘lanterna-vermelha’ Académica do Lobito e está ainda pressionado pelos dois empates consecutivos que consentiu, levando o Libolo a voltar a acreditar no tricampeonato.

A jornada arranca na sexta-feira, igualmente na capital angolana, com a receção do Benfica de Luanda ao Progresso da Lunda Sul, com as duas equipas separadas na tabela por apenas três pontos.

Nos jogos de sábado, os três também em Luanda, destaque para a receção dos ‘polícias’ do Interclube aos ‘diamatíferos’ da Sagrada Esperança, separados por três pontos, mas com a equipa forasteira com um jogo ainda em atraso.

Já o Petro de Luanda, ainda a sonhar com o título de 2016, situa-se no terceiro posto e recebe a formação do Recreativo da Caála, enquanto o Kabuscorp do Palanca joga em casa com o Porcelana FC, tentando Romeu Filemon conquistar a sua primeira vitória em quatro jogos como treinador dos ‘palanquinos’.

No domingo, e no único jogo que se disputa fora de Luanda entre os oito da jornada, o 1.º de Maio de Benguela recebe no estádio Municipal o Desportivo da Huíla, com ambas as equipas em lugares que ameaçam a descida de divisão e numa profunda crise de resultados.

Ainda no domingo, mas no estádio da Cidadela, em Luanda, o Progresso do Sambizanga recebe o 04 de Abril do Cuando Cubango, outra das equipas que anunciou a desistência do ‘Girabola’, ainda não concretizada.

Programa da 19.ª jornada:

- Sexta-fera, 29 jul:

Benfica de Luanda - Progresso da Lunda Sul.

- Sábado, 30 jul:

Kabuscorp do Palanca - Porcelana FC.
Interclube - Sagrada Esperança.
Petro de Luanda - Recreativo da Caála.

- Domingo, 31 jul:

ASA - Recreativo do Libolo.
Progresso do Sambizanga - 04 de Abril.
1.º de Maio - Desportivo da Huíla.
1.º de Agosto - Académica do Lobito.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 40 pontos.
2. Recreativo do Libolo, 39.
3. Petro de Luanda, 34.
4. Kabuscorp do Palanca, 28.
5. Interclube, 26.
6. Progresso da Lunda Sul, 26.
7. Recreativo da Caála, 26.
8. Progresso do Sambizanga, 25.
9. Sagrada Esperança, 23 (menos um jogo).
10. Benfica de Luanda, 23.
11. Desportivo da Huíla, 18 (menos um jogo).
12. 1.º de Maio, 18.
13. ASA, 17.
14. Porcelana FC, 17.
15. 04 de Abril, 16.
16. Académica do Lobito, 16.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.