O Recreativo do Libolo empatou esta segunda-feira em casa frente ao Progresso do Sambizanga, no fecho da 12ª jornada do principal campeonato nacional de futebol angolano, desperdiçando a escorregadela do líder 1º de Agosto.

A equipa da casa, campeã em título e pressionada por um início do 'Girabola' com vários desaires, entrou melhor na partida, mas só aos 48 minutos, por Diawara, se adiantou no marcador.

Aos 55 minutos, foi a vez de Viet marcar para o Progresso do Sambizanga e, 20 minutos depois, Yano colocou a equipa daquele popular bairro de Luanda na frente do marcador, para desespero, no banco, do treinador português João Paulo Costa.

O cabo-verdiano Sidney ainda restabeleceu a igualdade para o Libolo, aos 83 minutos. Seguiram-se dez minutos de total pressão da equipa da casa, mas sem concretizar as oportunidades de golo.

A equipa do Cuanza Sul desperdiçou desta forma o desaire do líder do campeonato. No sábado, no arranque da jornada, o Kabuscorp do Palanca recebeu e bateu, de forma surpreendente, os 'militares' do 1.º de Agosto, líderes do 'Girabola', por 2-0. A equipa do bairro do Palanca, em Luanda, ainda sem treinador - segundo jogo e segunda vitória desde a saída do técnico Miller Gomes - travou a caminhada do 'pri', que somou a segunda derrota na competição de 2016.

Ainda no topo da tabela, o Petro de Luanda foi travado pelos rivais do ASA, num empate sem golos que serviu menos aos 'aviadores', agora no último lugar e ainda sem treinador, depois da saída do brasileiro Robertinho, antes desta partida, realizada no domingo.

Já os 'polícias' do Interclube beneficiaram dos resultados desta jornada e isolaram-se no segundo lugar, depois de vencerem o Benfica de Luanda, por 1-0.

Na cauda da tabela, a Académica do Lobito, treinada pelo português Carlos Vaz Pinto, surpreendeu ao vencere em casa do Desportivo da Huíla por 2-1, deixando de ser o lanterna-vermelha da competição.

Esta 12.ª jornada ficou marcada pelos poucos golos, desde logo com vários empates em branco. É o caso da receção, na Lunda Norte, do Sagrada Esperança ao Recreativo da Caála, do embate, no Cuanza Norte, entre o Porcelana FC e o Progresso da Lunda Sul ou do jogo, em Benguela, entre o 1.º de Maio e o 4 de Abril.

Resultados da 12.ª jornada:

- Sábado, 14 mai:

Sagrada Esperança - Recreativo da Caála, 0-0.

Porcelana FC - Progresso da Lunda Sul, 0-0.

Kabuscorp do Palanca - 1.º de Agosto, 2-0.

- Domingo, 15 mai:

Desportivo da Huíla - Académica do Lobito, 1-2.

1.º de Maio - 04 de Abril, 0-0.

Interclube - Benfica de Luanda, 1-0.

ASA - Petro de Luanda, 0-0.

- Segunda-feira, 16 mai:

Recreativo do Libolo - Progresso do Sambizanga, 2-2.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 27 pontos (menos um jogo).

2. Interclube, 22.

3. Recreativo do Libolo, 21.

4. Petro de Luanda, 21.

5. Kabuscorp do Palanca, 21.

6. Benfica de Luanda, 18.

7. Desportivo da Huíla, 18.

8. Progresso do Sambizanga, 17.

9. Sagrada Esperança, 14 (menos dois jogos).

10. Progresso da Lunda Sul, 14 (menos um jogo).

11. 1.º de Maio, 13.

12. Recreativo da Caála, 12.

13. Porcelana FC, 11.

14. 4 de Abril, 11.

15. Académica do Lobito, 11.

16. ASA, 10.