Faltam três jornadas para o fim do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, Girabola, porém, nesta quarta-feira disputam-se alguns jogos da 28ª e antepenúltima ronda da competição, que regista 453 golos.

Com uma vitória em casa nesta quarta-feira, diante do Recreativo da Cáala, o campeão angolano e da Supertaça de Angola, Recreativo do Libolo, poderá abrir o champanhe no Estádio de Calulo, província do Cuanza Sul. Para ser o campeão antecipado, o Libolo terá de deixar a pressa de lado para meter ordem e tranquilidade no jogo, porque o conjunto da província do Huambo, Caála, também trabalhou para desfazer-se do empate a zero na 13ª jornada do campeonato.

Entretanto, o campeão tem em mente que o adversário fará tudo para contrariar o seu favoritismo, mesmo sendo o principal candidato ao título da 37ª edição do Girabola.

Escalar o morro mais alto de Angola, Moco, na província do Huambo, sem qualquer ponto na bagagem, não faz parte dos planos do treinador da Caála, Hélder Teixeira, que confia no potencial dos seus jogadores e adjuntos. Teixeira acredita que a sua agremiação viajará tranquila para Calulo, com a intenção de travar o comandante da peleja, com 58 pontos, uma equipa que em 27 jogos perdeu apenas um.

Para esse desafio decisivo, as duas equipas realizaram os últimos treinos na terça-feira, pois, não apresentam problemas graves no estado clinico, por isso esperam apresentar um bom espectáculo.

Principais "perseguidores" do Libolo


O 1º de Agosto, com 51 pontos, na segunda posição da tabela classificativa do Girabola, bem como o Benfica de Luanda, terceiro, com 51, são os principais perseguidores do Libolo, formação que procura o quarto título, após ter vencido em 2011, 2012 e em 2014.

Se o campeão perder ou empatar adiará a abertura do champanhe, pois, nesta altura, está proibido de perder, já que o seu principal perseguidor, 1º de Agosto, continua a somar e seguir, uma vez que não vence campeonato há nove anos, desde 2006.

Já os encarnados da capital, Benfica de Luanda, vencedores da Taça de Angola, nunca conquistaram o título do Girabola, prova onde participam 16 equipas e descem os três últimos classificados.

O Domant FC do Bengo, com apenas 18 pontos, já confirmou o regresso à segunda divisão, onde discutirá o passe para a primeira em 2016.