O líder do campeonato angolano de futebol, Recreativo do Libolo, vai tentar defender no sábado a vantagem de nove pontos sobre os mais diretos perseguidores no terreno de uma das equipas mais aflitas do Girabola de 2014.

A deslocação da equipa de Calulo, no Cuanza Sul, ao terreno do Benfica do Lubango é um dos motivos de interesse da 17.ª jornada do campeonato angolano. Não tanto pelo desequilíbrio entre as duas formações - o primeiro contra o penúltimo - mas pelas dificuldades financeiras da equipa da capital da Huíla.

À entrada para esta jornada, e tal como sucedeu há uma semana na deslocação ao terreno do Sporting de Cabinda (derrota por 3-0), a direção das "águias" de Lubango volta a admitir dificuldades na comparência nesta partida, cuja realização está a ser questionada.

Num outro plano, um dos diretos perseguidores do líder Libolo, o Benfica de Luanda, abre a jornada, na sexta-feira, com a receção na capital angolana ao último classificado, a União do Uíge, com as duas equipas separadas por 26 pontos.

Igualmente com 33 pontos - tal como o Benfica de Luanda e a nove do líder -, o Kabuscorp do Palanca enfrenta o mais complicado teste da jornada entre o trio da frente. O campeão em título desloca-se ao difícil terreno do Bravos do Maquis, em Luena, na capital do Moxico, atual sexto classificado.

Igualmente em destaque nesta jornada está a receção dos "polícias" do Interclube ao "aviadores" do ASA, com ambas as equipas, no meio da tabela, separadas por apenas três pontos.

Ainda a meio da tabela, o Sporting de Cabinda tenta confirmar a recuperação das últimas jornadas durante a complicada visita ao terreno do Petro de Luanda. "Petrolíferos" e "leões" entram para esta 17.ª jornada separados por três pontos, ocupando respetivamente o oitavo e o nono lugares.

A jornada fecha no domingo, no Huambo, com a visita dos "militares" do 1.º de Agosto ao Recreativo da Caála.

Jogos da 17.ª jornada:

- Sexta, 04 de julho:

Benfica de Luanda - União do Uíge.

- Sábado, 05 de julho:

Petro de Luanda - Sporting de Cabinda.

Progresso - Sagrada Esperança.

Interclube - ASA.

1.º de Maio - Desportivo da Huíla.

Bravos do Maquis - Kabuscorp do Palanca.

Benfica de Lubango - Recreativo do Libolo.

- Domingo, 06 de julho:

Recreativo da Caála - 1.º de Agosto.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 42 pontos.

2. Benfica de Luanda, 33.

3. Kabuscorp, 33.

4. 1.º de Agosto, 28.

5. Sagrada Esperança, 27.

6. Bravos do Maquis, 27.

7. Petro de Luanda, 24.

8. Sporting de Cabinda, 21.

9. Progresso, 20.

10. ASA, 19.

11. Recreativo da Caála, 17.

12. Desportivo da Huíla, 17.

13. Interclube, 16.

14. 1.º de Maio, 12.

15. Benfica do Lubango, 9.

16. União do Uíge, 7.