O principal campeonato de futebol angolano está ao rubro, agora com os dois primeiros classificados separados por apenas um ponto, depois de o campeão Recreativo do Libolo ter aproveitado nova escorregadela do líder 1.º de Agosto no ‘Girabola'.

A jogar em casa, na vila do Calulo, em partida a contar para a 18.ª jornada e já sabendo de antemão do empate do líder do campeonato, a equipa do Libolo até entrou mal na receção ao Interclube, com os ‘polícias' a marcarem primeiro.

A reação dos comandados do treinador português João Paulo Costa, que tenta o seu bicampeonato no Recreativo do Libolo, surgiu por Erivaldo e Jaime, fazendo a reviravolta para o 2-1 do marcador final, que garantiu a aproximação à liderança.

"Fizemos o nosso dever que é jogar e ganhar", disse aos jornalistas, no final da partida, o técnico português.

É que no sábado, num jogo rodeado de várias incertezas devido ao anúncio de desistência do ‘Girabola' - ainda por concretizar - por parte da equipa da casa, o 1.º de Agosto não foi além de um empate sem golos no terreno do 04 de Abril, do Cuando Cubango.

A equipa dos ‘militares' somou o segundo empate consecutivo e já só tem um ponto de vantagem sobre o Recreativo do Libolo, que tenta em 2016 o tricampeonato.

A luta no topo da tabela faz-se cada vez mais a dois já que o Petro de Luanda, terceiro classificado, não foi além de um empate a duas bolas no terreno do Progresso da Lunda Sul, desperdiçando a possibilidade de reduzir os seis pontos de diferença para o líder.

Afastado do título está o campeão de 2013, o Kabuscorp do Palanca, que empatou a um golo na viagem até à Lunda Norte, para defrontar os locais do Sagrada Esperança. Com este resultado, e após três jogos disputados, o ex-selecionador angolano de futebol, Romeu Filemon, continua sem vencer como treinador do Kabuscorp.

Nos jogos de sábado destaque igualmente para o Porcelana FC, outra equipa que também por dificuldades financeiras anunciou em maio a desistência do ‘Girabola', que nunca chegou a concretizar, e que venceu em casa o 1.º de Maio de Benguela por 1-0, mantendo viva a esperança da permanência.

Com este resultado, a Académico do Lobito é o novo lanterna-vermelha do ‘Girabola', por ter empatado sem golos na receção ao Benfica de Luanda, no estádio do Buraco, na província de Benguela.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.