O FC Bravos do Maquis regressou às vitórias no Girabola2015, ao vencer hoje, no estádio Mundunduleno, por 2-1, o Progresso do Sambizanga, na 11ª ronda do Girabola2015, mantendo-se imbatível em casa.

O golo do moçambicano Josimar, que marca pela quarta vez consecutiva no campeonato, abriu caminho para a vitória dos maquisardes, aos seis minutos, com pontapé acrobático, sem hipóteses para o guarda-redes Titi.

O tento aumentou o equilíbrio do desafio, que iniciou com poucos adeptos maquisardes nas bancadas, enquanto uma claque de mais de 100 apoiantes sambilas faziam barulho ensurdecedor, apesar do golo sofrido.

A reorganização do meio campo sambila foi eficaz e rápida, e na sequência chegou ao golo da igualdade. Yano, o suspeito do costume, livre de marcação, marcou aos 25 minutos, batendo o guardião Kizamba, que, em face da lesão de Pitshú, estreou-se na prova maior do futebol angolano.

Inconformado esteve o avançado Chole, que teve três falhanços, acertando na quarta (29') que permitiu fixar a equipa maquisardes em vantagem ao intervalo.

Na segunda fase do desafio, Vítor Manuel, treinador dos anfitriões, viu a primeira contrariedade aos 46 minutos, ao ser forçado a substituir Patrick por Joel, devido a uma entorse no pé direito.

Porém, o aumento da avalanche ofensiva do Progresso levou o técnico a “refrescar” o sector intermediário, ao trocar Castro por Sílvio (54') e Dinis (Quinzinho, 61'), causando a descida completa da equipa, que passou a defender cedo o resultado.

Nesta fase, o Progresso não chegou à igualdade por mera falta de sorte. Yano beneficiou de três oportunidades de golos mas “perdia força” na hora de rematar.