Toda a direção da União Sport Clube do Uíge presidida por Mbozo Ndonga foi suspensa sexta-feira temporariamente devido aos maus resultados no Girabola/2014.

Para orientar os destinos da equipa, foi criada uma comissão executiva coordenada pelo Nzolani Pedro e como secretário da mesa da assembleia Aniceto, coadjuvado por treinador da equipa Mbiyavanga Capela.

A decisão foi tomada durante uma plenária orientada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral da União do Uíge, Filipe Diatezua Nsungu Miguel, na presença de membros do governo, direcção da juventude e desportos, associação provincial do desporto, bem como membros da equipa e jornalistas.

No fim da plenária, o presidente da mesa da assembleia geral da União disse à imprensa que a equipa precisava deste momento, uma vez que os maus resultados têm sido a tónica durante a sua participação na competição.

“Para quem ama do desporto não é possível permanecer nesta onda de maus resultados. Em função disso, pensávamos que o problema estava no primeiro treinador e foi admitido, mesmo assim o seu substituto ainda não conseguiu dar glórias aos uigenses”, desabafou.

Segundo ele, a desorganização que reinava na direcção do clube esteve sempre na base dos maus resultados da equipa, avançando que ambição do clube continua viva na manutenção da União Sport Clube na primeira divisão.

Já o coordenador indicado, Nzolani Pedro, admitiu organizar a equipa o mais breve possível de tempo.

Nzolani Pedro sublinhou que em causa está o nome da província que se viu privada desta competição por mais de 27 anos. Para tal começar com vitória neste sábado diante da formação do Interclube, no estádio 4 de Janeiro, é a única ambição que reina no seio dos novos membros da equipa.

Ao cabo de 17 jornadas, a equipa da União Sport Clube do Uíge, em última posição com sete pontos (16ª), averbou 12 derrotas, quatro empates e tendo ganho somente uma vez, por 2-0, diante do Benfica do da Huila.