Sob o signo da mudança estrutural, onde os títulos nas suas principais modalidades não constam das prioridades, o clube Atlético Petróleos de Luanda (APL), um dos maiores emblemas do país, comemora hoje, quarta-feira, 35 anos de existência.

A agremiação com mais títulos de campeão do Girabola (15) tem como atual presidente Tomás Faria, há oito meses no cargo, em substituição de Mateus de Brito. O clube está a viver uma nova etapa devido à redução de verbas por parte do patrocinador principal, e tem vindo a perder os seus principais ativos, quer no andebol, futebol, basquetebol e aposta em jogadores mais jovens formados no clube.

O denominado Plano de Desenvolvimento Desportivo Integrado (PDDI), que vai de 2015 -2027, contempla melhorias nas atuais infraestruturas do clube, saneamento financeiro e administrativo, melhoria dos moldes na venda do merchandising, realização de troca de experiência com clubes de renome internacional e melhorar a forma de apresentação do clube nas empresas em que tem interesse.

O PDDI procura definir uma visão, missão, valores, objetivos estratégicos, linhas de orientação desportivas, construção de infraestruturas para o clube como Centro de treinamento desportivo, estádio e nova sede.

O elenco diretivo pretende com o PDDI que estejam reunidos os elementos essenciais que visam levar o clube a um sucesso de médio e longo prazo, com a definição clara das linhas de orientação que servirão, para a sua afirmação a nível continental e não só.

As modalidades passaram a ser escalonadas onde o futebol se encontra na primeira posição, vindo depois o basquetebol e em terceiro o andebol.

Na quarta posição é colocado o atletismo, por ser uma modalidade cujos custos são baixos. Pelas mesmas razões do atletismo foram colocadas as modalidades da ginástica, hóquei em patins, andebol masculino, voleibol, vela e karaté.

A hierarquização das modalidades visa entre vários aspetos atender essencialmente a determinação das regras salariais, e de premiação, o perfil do treinador, as condições logísticas para a modalidade, o nível do rigor e investimento nas camadas de formação de cada modalidade.

O referido documento refere que a 14 de Janeiro de cada ano se realizará uma conferência de imprensa pelos membros de direção, onde será feito o balanço da época finda e a perspetiva da nova época, com a indicação de possíveis dispensas e contratações em todas as modalidades.

O clube fundado há 35 anos movimenta as modalidades de andebol, atletismo, futebol, basquetebol, hóquei em patins, ginástica, karaté, voleibol e vela.

O clube " tricolor" já foi presidido por António Mangueira, Botelho de Vasconcelos, Silva Neto, Paulo Gouveia Júnior, Cardoso Pereira e Mateus de Brito, que faleceu a meio do seu mandato em 2014.