Um golo solitário de Balakai aos 54 minutos foi suficiente para o Petro de Luanda ganhar ao 4 de Abril do Cuando Cubango esta noite no estádio 11 de Novembro, para o encerramento da primeira jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola2016.

Logo no primeiro minuto do jogo dirigido pelo árbitro internacional, António Caxa, a equipa que viajou da província do Cuando Cubango quase inaugurou o marcador por intermédio de Kandu, que aproveitou uma falha defensiva dos anfitriões , mas o seu remate foi direccionado para o poste direito do seu ataque.

Neste lance faltou o apoio dos seus companheiros de equipa para que esta jogada terminasse feliz para o conjunto orientado pelo veterano João Machado. Mesmo jogando perante um adversário com maior experiência nesta competição e por sinal a mais titulada do futebol nacional, com 15, a formação do Cuando Cubango que se estreia no Girabola entrou sem complexo, mesmo actuando fora do seu convívio.

Até ao primeiro quarto de hora pouco ou nada se notou do Petro sem criar nenhuma situação de perigo junto da baliza defendida por Tony, face a estratégia montada pelo técnico João Machado, antigo internacional pela selecção nacional de honras, os Palancas Negras.

Esta é a segunda vez que as duas equipas se enfrentam , mas em competições diferentes, tendo a primeira acontecido em 2014, neste mesmo estádio, para a taça de Angola, com triunfo de 5-2 para os petrolíferos.

A passagem do 30º minuto o resultado manteve-se nulo, numa altura em que o Petro criou alguma instabilidade junto a baliza de Tony, na sequência de um livre batido por Job numa distância de aproximadamente 30 metros com a bola a passar perto do travessão.

A partir deste período, o Petro se instalou durante dois minutos na zona de jurisdição dos forasteiros, com sucessivos remates, mas bem anulados pelo guarda-redes Tony e outros mal direccionados.

Já no período de compensação, Balakai, do Petro, não conseguiu concluir da melhor forma um cruzamento saído do lado esquerdo do seu ataque feito por Job, quando estava sozinho com o guarda-redes contrário.

O resultado inicial não se alterou até ao intervalo desta partida.

Após o descanso, Já no reatamento, o brasileiro Alberto Bianchi que também se estriou no campeonato angolano ao render o seu compatriota Alexandre Grasseli, fez a primeira alteração na sua equipa e da partida, colocando em campo Francis para o lugar de Manguxi. Em resposta, João Machado fez entrar Prazeres, para a posição do lesionado Matamba.

Aos 54 minutos, finalmente o Petro marcou, por intermédio de Balakai, com um remate bem colocado por falha defensiva a não dar hipótese de reacção ao guarda-redes Tony.

Este golo despertou o público que esteve apático face ao nulo que persistia, e deu outra dinâmica ao ataque da equipa do catetão.

Os dois técnicos esgotaram todas substituições até aos 73 minutos, com o objectivo de darem outra dinâmica nos três sectores, com o Petro a procura do segundo golo, enquanto o 4 de Abril tentava o empate.

Mesmo em desvantagem, a formação do Cuando Cubango, continuou apostada no jogo ofensivo onde a meta era restabelecer a igualdade diante de um dos candidatos a conquista do título, uma intenção não concretizada até ao apito final de António Caxala.