O presidente de direção do 1º de Maio de Benguela, Octávio de Sousa Pinto, demitiu-se hoje do cargo que ocupava há cerca de dois anos, por causa do mau ambiente no clube proletário.

“Apesar do nosso patrocinador (Bento Kangamba) me ter pedido para ficar na presidência do 1º de Maio, não há clima para continuar”, justificou Octávio Pinto, que considera não estarem reunidos todos os pressupostos fundamentais para a sua permanência no clube, daí o pedido de demissão.

Em causa, segundo o presidente demissionário, está o seu descontentamento com o mau clima reinante nos últimos tempos na agremiação, muito embora o patrocinador já tenha cedido o apoio financeiro para suportar as despesas da presente época desportiva.

Apesar da sua saída, o dirigente espera que os projetos em carteira continuem a merecer atenção especial, com principal destaque para a construção do Hotel do 1º de Maio e de um banco, para além da mudança da sede da Rua Domingos do Ó, para o Estádio Edelfrides Palhares da Costa “Miau” (ex-Municipal).

Lembrou que, quando assumiu a presidência, nas eleições de 24 de Março de 2012, encontrou a equipa proletária numa situação delicada, na 2ª divisão, e pouco depois veio a ascender ao Girabola, daí sair com o sentimento do dever cumprido.

No entanto, a demissão de Octávio de Sousa Pinto mereceu solidariedade por parte dos restantes elementos da direcção do clube, que convocou para 15 de Fevereiro uma assembleia extraordinária de sócios para eleger o novo presidente.

O 1º de Maio foi campeão nacional em 1983 e 1985, tendo ainda na galeria três Taças de Angola, ganhas em 1982, 1983 e 2007, e uma Supertaça, em 1985. Nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), o 1º de Maio notabilizou-se, em 1994, como primeiro clube angolano a atingir a final da liga de clubes campeões africanos.

O 1º de Maio foi fundado a 1 de Abril de 1981, a partir da fusão do Estrela Vermelha de Benguela e do Grupo Desportivo 1º de Maio. Mais tarde, passou a chamar-se África Têxtil 1º de Maio de Benguela, devido à aliança com a antiga fábrica. Pouco tempo depois, muda para a actual designação "Estrela Clube 1º de Maio de Benguela".