
O Progresso do Sambizanga manteve-se provisoriamente na penúltima posição do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, com um ponto, ao perder no sábado, em Luanda, diante do Recreativo do Libolo, por 1-2, em jogo da quinta jornada, disputado no Estádio dos Coqueiros.O único golo do Progresso foi rubricado por Manucho Barros, aos 81 minutos, enquanto pelo Libolo marcaram Dário, aos 50 minutos, e Diawara, aos 58 minutos.
Observado um minuto de silêncio em memória das vítimas da chuva no Lobito, as equipas iniciaram a jogar, concentrando as jogadas no meio campo, mas foram “os sambilas” que deram o primeiro sinal de perigo com o ponta esquerdo Luís a rematar fraco para defesa fácil de Landu, aos sete minutos.
A formação do Cuanza Sul respondeu, aos 10 minutos, numa jogada que Dário tenta surpreender Mombassa com um remate cruzado, mas Mombassa esteve atento e desviou para canto.
A partida prosseguia com os dois planteis a partirem pouco velozes nos lances. Apesar disso, os anfitriões, com ajuda do seu médio Luís, eram os que mais insistiam no ataque, ao passo que do lado do Libolo, os atletas pareciam mais cautelosos, dominando a bola no meio campo adversário.
Lawrence, em complemento de um canto, quase colocava o Progresso em vantagem, porém acertou ao lado do poste esquerdo, aos 27 minutos.
Três minuto depois, o conjunto do Cuanza Sul reagiu com o Fredy a cabecear para cima e depois aos 38 minutos, o mesmo Dário a chutar fora do alvo o passe de Carlitos, quando o marcador registava empate sem golos até ao intervalo.
No reatamento, as formações entraram mais ofensivas, sendo que os visitantes foram felizardos ao verem a juíza, Maximina Bernardo, considerar penálti um lance em que a bola vai à mão do defesa Zezão. Chamado a cobrar, Dário fez o primeiro golo do encontro, aos 50 minutos.
O Progresso ainda mostrou-se resistente com a entrada de Abel Mfuila, para o lugar de Luís, e Manucho Barros a substituir Zezão, porém voltou a ser surpreendido, quando o atacante do Libolo Diawara desequilibrou e ampliou o resultado 2-0.
O recém entrado Manucho Barros chegou a reduzir a desvantagem para 1-2, aos 81 minutos, mas foi insuficiente para evitar a derrota esta tarde.
Com este triunfo, o Recreativo do Libolo é o quarto posicionado com 7 pontos.
Comentários