O sorteio do campeonato angolano de futebol de 2020/21 está agendado para 08 de julho e o início da prova para 15 de agosto, embora "sujeito à evolução da covid-19", anunciou a Federação Angolana de Futebol (FAF).
Segundo um comunicado da FAF, a que a Lusa teve hoje acesso, o sorteio do próximo Girabola terá lugar na sede do órgão que gere o futebol angolano, em Luanda, com o período reservado para as inscrições a ser de 01 de julho a 10 de agosto.
O comunicado oficial nº19/SG/2020, assinado pelo secretário-geral da FAF, Fernando Rui Costa, adianta que de 13 a 31 de julho será o período reservado para a vistoria dos campos.
Os clubes angolanos decidiram por unanimidade, em 30 de abril passado, anular o Girabola, interrompido em março devido à pandemia da covid-19, sobretudo para "salvaguardar a saúde e os gastos avultados com os atletas cujos contratos expiravam em maio".
A decisão dos clubes que militam no Girabola foi apresentada durante uma reunião com a Federação Angolana de Futebol que analisou o interregno da competição após ter sido disputada a 25.ª jornada.
O campeonato angolano de futebol, então liderado pelo Petro de Luanda, com 54 pontos, menos três que o 1º de Agosto, tetracampeão em título na segunda posição, foi suspenso em março na sequência do decreto sobre o estado de emergência.
Para a época 2020/21, 16 equipas estão já confirmadas na prova, entre elas o Interclube, treinado pelo português Ivo Campos.
Entre os diversos procedimentos administrativos para a próxima época desportiva 2020-2021 e normas de licenciamentos de clubes, a FAF exige apólice de seguro do campo/estádio de futebol, relatório e contas aprovado por uma auditoria autorizada, entre outras.
Os clubes deverão ainda apresentar um comprovativo financeiro com garantia bancária de no mínimo 100.000.000 de kwanzas (152,8 mil euros) antes do início da época.
O Petro de Luanda e o 1.º de Agosto foram indicados para representar Angola na Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol, enquanto o Sagrada Esperança e o Bravos do Maquis na Taça da Confederação.
Comentários