O novo treinador da União Sport Clube do Uíge, Joaquim Muyumba, foi apresentado esta sexta-feira, em conferência de imprensa, em substituição de Mbiyavanga Capela, afastado terça-feira por maus resultados.

O ato de apresentação do novo treinador coube ao presidente da comissão de gestão, Nzolani Pedro, na presença de membros da Direção Provincial da Juventude e Desportos, jornalistas e convidados.

Com o objetivo de ajudar a equipa a permanecer no Girabola, Joaquim Muyumba, apesar de ser apresentado oficialmente hoje, já manteve quinta-feira os primeiros contactos com os jogadores da equipa e outros membros da comissão de gestão, além de ter orientado os últimos treinos do conjunto em preparação do jogo de sábado frente o Desportivo da Huila.

Falando aos jornalistas, Joaquim Muyumba disse que aceitou assumir os destinos da União Sport Clube do Uíge com intenção de "fazer do impossível o possível", ou seja, manter a equipa na primeira divisão, quando faltam sete jornadas para o fim do campeonato.

"Não vim aqui com a ambição de ganhar dinheiro, mas para ajudar a província a manter-se no Girabola, depois de ter ficado 25 anos fora da maior competição futebolística", esclareceu.

O ex-treinador do Benfica de Luanda entre 2009 e 2010 defendeu que a equipa possui bons jogadores e capazes de fazerem melhor.

Já para o presidente da comissão de gestão da União Sport Clube do Uíge, Nzolani Pedro, a medida de mudança do treinador visa abrir novos desafios para garantir a manutenção da equipa na primeira divisão.

De 44 anos de idade e natural da província do Uíge, Joaquim Muyumba exercia atividades de coordenador técnico do departamento do Benfica de Luanda, e terá como adjunto António Mário Sebastião.

A União Sport Clube do Uíge ocupa a última posição do Girabola, com apenas 16 pontos.