Dois golos de Yano, aos 18 e 89 minutos, foram suficientes para o Progresso Sambizanga vencer, este domingo, o Sagrada Esperança, por 2-0, em jogo da 27ª jornada do Girabola, disputado no Estádio da Cidadela, em Luanda.

Evidenciando superioridade, foram os sambilas a tomar as rédeas do desafio, chegando mais vezes a baliza adversária nos minutos iniciais. Aos 15 minutos, o jogador do Progresso Calú, bem posicionado, foi incapaz de concretizar uma jogada organizada do seu ataque, atirando a bola para fora.

Mas três minutos depois, mercê da pressão exercida pela sua equipa, o avançado Yano inaugurou o marcador, na sequência de uma jogada combinada na área do Sagrada, rematando sem hipóteses de defesa do guarda-redes Bombasa.

Em resposta ao golo sofrido, o Sagrada Esperança organizou-se e equilibrou o desafio, o que levou o treinador do Progresso, David Dias, a alterar o seu onze aos 40 minutos, substituindo o médio Calú por Jairzinho.

Apesar da postura positiva dos “lundas”, o confronto chegou ao intervalo com vantagem mínima dos anfitriões.

No reatamento, as equipas mantiveram a dinâmica de ataques repartidas, e aos 65’ Yano em posição vantajosa atirou a bola por cima da baliza adversária, deixando atónito os adeptos sambilas que já festejavam.

O técnico Mário Calado, do Sagrada Esperança, fez entrar Júnior no lugar do atacante Guedes e Dasfaa em substituição do defesa Natael, aos 70 minutos, mas as alterações quase nada produziram para a sua equipa.

Quase no fim dos 90 minutos regulamentares, o “irreverente” Yano ampliou o resultado para 2-0, respondendo a um cruzamento de Viet, deixando inconformada a equipa visitante, que antes persistia em procurar o golo da igualdade. Já nos descontos, o “homem golo” do Progresso foi rendido por Chico.

Com este triunfo, o Progresso ocupa a oitava posição, com 35 pontos, enquanto o Sagrada Esperança é 12º com 29. A competição é liderada pelo Recreativo do Libolo, que se sagrou já campeão, antecipado, com 62 pontos, mais 10 que o 1º de Agosto, em segundo. O Nacional de Benguela ocupa o último lugar com 19 pontos e já desceu de divisão.

Ficha de jogo:
Sob arbitragem de Inácio Rangel, coadjuvado por Jerson Emiliano e Rosário Cassinda, as equipas alinharam:

Progresso: Vozinha, Lopes, Lawrence, Jaime (Cap.), Mike, Isaac, Brasuca, Calú (Jairzinho, 40 minutos), (Ito, 75), Viet, Yano (Chico,89), e Celson.
Suplentes não utilizados: Josimar, Dione, Geivany e Bakala:      
Treinador: David Dias

Sagrada Esperança: Bombasa, Natael (Dasfaa, 72 minutos), Saki, Mingo Sanda (cap), Gildo (Paulucho, 81’), Fatite, Savane, Eracio, Mariano, Guedes (Júnior, 70’) e Mufuku.
Suplentes não utilizados: Sucami, Paulito, Nandinho e Jamuana.
Treinador: Mário Calado

Marcha do Marcador: 1-0, Yano (aos 18 minutos); 2-0, Yano 89 minutos. 
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Gildo e Dasfaa.
Assistência: Cerca de quatro mil espectadores.