Dois golos de Yano determinaram a vitória do Progresso do Sambizanga, este domingo no estádio da Cidadela, em Luanda, por 2-0, no “batismo” do Porcelana FC do Kwanza Norte no Girabola 2013.

Sob intenso calor e com ligeiro atraso, o jogo iniciou com uma oportunidade de golo, à passagem do oitavo minuto, na sequência de um livre direto, que Yano falhou.

Aos 23 minutos, os visitantes tentaram incomodar o setor mais recuado dos anfitriões, com um cruzamento que obrigou o guarda-redes Vozinha, internacional cabo-verdiano a defesa apertada.

O Progresso do Sambizanga inaugurou o marcador aos 36 minutos, quando Yano, melhor marcador da edição 2012, aproveitou uma abertura na defesa contrária e bateu com alguma facilidade o guarda-redes Mena.

Três minutos depois, o avançado "bisou", numa fotocópia do primeiro tento, fruto da insegurança do guarda-redes Mena e da fragilidade do setor defensivo do Porcelana FC. Estava assim anunciada uma possível goleada que não veio a acontecer.

No reatamento, apesar das substituições operadas, entre as quais a saída de Yano, a tendência não se alterou, numa partida em que os visitantes desperdiçaram uma soberana oportunidade.

A equipa do Porcelana falhou uma grande penalidade, aos 82 minutos, por Cipriano, numa falta a castigar jogo violento dentro da área do Progresso. O guarda-redes Vozinha não teve dificuldades em defender, já que o jogador do representante do Kwanza Norte denunciou o remate.

O Progresso inicia assim o Girabola 2013 com o pé direito, tal como Yano, que já lidera a lista dos melhores marcadores.