O Al Tadhamon, do treinador português João Mota, somou a segunda vitória seguida na Kuwait Premier League, esta sexta-feira, ao vencer por 1-0, o Al Naser, em partida da 5.ªjornada da prova.

A equipa de João Mota, de 58 anos e o único técnico português esta época no primeiro escalão do Kuwait, chegou ao golo da vitória no final da primeira parte (42), garantindo, assim, o segundo triunfo na prova e ascendendo, à condição (faltam disputar os restantes jogos da ronda 5), ao 4.º lugar do campeonato, com sete pontos (2 vitórias e um empate).

No final da primeira fase, os seis primeiros classificados vão disputar o apuramento de campeão.

Antigo defesa-central revelado pelo Barreirense, João Mota completou a formação como júnior no Sporting e, mais tarde, na sequência de alguns empréstimos promovidos pelo clube de Alvalade, chegou a integrar os trabalhos da Seleção Nacional B.

Tornou-se referência no União da Madeira de Rui Mâncio, acompanhou a estreia de O Elvas na 1.ª Divisão e acumulou experiências em clubes de média dimensão até se fixar, num primeiro momento, no Algarve.

E foi nos escalões de formação do Farense que João Mota se iniciou como treinador, acompanhando, mais tarde, como adjunto, Fernando Pires “Fanã” no Hatta Club, dos Emirados Arábes Unidos, que promoveram à elite (2011/12).

Desde então, numa carreira quase sempre entre o Brasil, África e o Médio Oriente, João Mota participou, entre outras, nas campanhas do bicampeonato do Sudão do Al-Hilal Omdurman e conduziu o Al-Hussein (Jordânia) a uma série de recordes e à conquista do primeiro campeonato do seu historial. Integrou ainda a equipa técnica da seleção olímpica da Arábia Saudita e foi diretor técnico das seleções do Sudão, projeto que deixou para abraçar o desafio do Al-Tadhamon. O último ano do treinador português é um 'rodízio' entre a Jordânia, Arábia Saudita, seleções do Sudão e agora o Kuwait.