Elif Karaarslan, árbitra de 24 anos, e Orhan Erdemir, observador de árbitros de 61 anos, foram suspensos pela Federação Turca de Futebol depois de terem sido vistos juntos num vídeo de cariz sexual.

A árbitra nega qualquer envolvimento no vídeo e assegura que irá tomar as medidas necessárias para provar a sua inocência.

"Tenho um longo caminho legal pela frente, mas vou conseguir superá-lo. Vou defender a minha causa até ao fim", garantiu Elif Karaarslan.

O advogado da árbitra afirmou que o referido vídeo foi gerado de uma forma intencional e maliciosa, com recurso a inteligência artificial.

"A montagem do vídeo que foi publicada nas redes sociais não é original e foi criada inteiramente por IA a partir de uma conta de outra pessoa, que não tem qualquer relação com a minha cliente. Se examinarmos o vídeo, é claro que as imagens não são explícitas e foram editadas ", explicou o representante de Elif Karaarslan.

Por sua vez, Orhan Erdemir, ex-árbitro de futebol e atual observador de árbitros, admitiu que a sua carreira ficou posta em causa, tal como a sua reputação.

“A minha carreira como árbitro e observador, que mantive com orgulho durante mais de 30 anos sem uma única polémica, foi virada de cabeça para baixo. A honra na minha família, no meu círculo social e na comunidade da arbitragem foi destruída. Além das perdas financeiras, os danos emocionais que sofri são indescritíveis", explicou.