A Federação Argelina de Futebol (FAF) anunciou esta quarta-feira que suspendeu todas as competições futebolísticas "até novo aviso", em apoio à Palestina

"Expressando solidariedade com o resiliente e fraternal povo palestiniano e respeitando a memória dos veneráveis e gloriosos mártires que foram vítimas das sionistas e selvagens agressões na Faixa de Gaza contra a população palestiniana, a FAF decidiu suspender todas as competições e jogos até novo aviso", afirmou a federação norte-africana em comunicado.

A decisão foi feita após um míssil ter atingido um pátio de um hospital em Gaza, e que, segundo o Hamas, matou centenas de pessoas.

O grupo islâmico culpou Israel pelo ataque, uma acusação aceite pelos governos de vários países árabes e muçulmanos. Por seu lado, Israel terá apresentado o que disse ser provas de que a explosão foi causada por um míssil defeituoso pertencente à Jihad Islâmica Palestiniana.

Tradicionalmente um grande apoiante da causa palestina, a Argélia anunciou no domingo que estava disposta a acolher "todos os jogos oficiais e não oficiais da seleção nacional de futebol palestiniana como parte dos preparativos para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 e para a Taça da Ásia de 2027, cobrindo todas as despesas relacionadas a esses eventos".

Como resultado, o jogo de qualificação para a Mundial entre a Palestina e a Austrália, marcado para 21 de novembro, ocorrerá em solo argelino.