Dez jogadores e o preparador físico do clube Oriente Petrolero testaram positivo para COVID-19, informou o clube boliviano que deve enfrentar o Bolívar em partida fundamental esta quinta-feira, última ronda do Torneio de Abertura de 2020.

O clube da cidade de Santa Cruz (no leste do país), que sofre uma segunda onda de COVID-19 há duas semanas, divulgou um comunicado na noite de terça-feira com a lista dos 10 atletas e do preparador físico Hugo Tinti infectados.

Os jogadores com COVID-19 são Marcelo Suárez, Daniel Franco, Alan Mercado, Daniel Rojas, Carmelo Algarañaz, Matheo Zoch, José Alfredo Castillo, Normerto Palmieri, Juan Carlos Montenegro e Gustavo Olguín.

Alguns deles, regularmente titulares, não participaram do jogo entre a equipa e o Palmaflor, na terça-feira, pela penúltima jornada. O Oriente Petrolero perdeu por 1-0 em casa e continua na 10.ª posição entre 14 equipas, sem conseguir uma vaga para as Copas Libertadores e Sul-Americana em 2021.

Além disso, o Oriente deve visitar o Bolívar, em La Paz, esta quinta-feira, dia 31, na última partida do ano.

Para a 'Academia' é um jogo fundamental, pois pode sagrar-se campeã, embora também lutem pelo título o Always Ready e The Strongest que enfrentam no mesmo dia o Nacional e o Blooming, respectivamente.

A COVID-19 está a aumentar constantemente na Bolívia, onde infectou mais de 156.800 pessoas desde que irrompeu em março passado e fez mais de 9.100 mortos, numa população de 11,5 milhões de pessoas. Santa Cruz, a par de La Paz, a região mais afetada, regista mais de 51.200 infectados e mais de 4.470 mortes.