As horas vão passando e vão-se conhecendo mais pormenores em relação ao incêndio que atingiu na madrugada desta sexta-feira o centro de treinos do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, e vitimou 10 jogadores dos escalões de formação
A Globo Esporte revelou os nomes dos atletas que perderam a vida no centro de estágios do 'mengão': Christian Esmério, de 15 anos; Arthur Vinícius, de 14 anos; Pablo Henrique, de 14 anos; Bernardo Pisetta, de 15 anos; Vitor Isaias, de 15 anos; Athila Paixão, de 15 anos; Samuel Thomas Rosa, de 15 anos; e Jorge Eduardo, de 15 anos.
Christian Esmério: Foi a primeira vítima mortal identificada. O guarda-redes, de apenas 15 anos, era uma das principais promessas da sua geração, e até já tinha sido convocado várias vezes para as seleções jovens do Brasil. Estava na mira de vários clubes estrangeiros.
Bernardo Pisetta: Também guarda-redes, mas de 14 anos, Bernardo começou por jogar futsal e jogou no Atlético Paranaense. Estava no Flamengo desde agosto de 2018. "Na verdade, o Bernardo estava no incêndio do Rio de Janeiro. Não é fácil, mas já estou a ir para lá", confirmou o pai, ao jornal "O Município".
Arthur Vinícius: Fazia 15 anos no próximo sábado. O defesa-central estava há três anos a treinar no Flamengo. No final de 2018, tinha sido convocado para a seleção brasileira de sub-15. A família planeava viajar para o Rio de Janeiro para celebrar o aniversário.
Pablo Henrique da Silva Matos: Estava no Flamengo desde agosto de 2018, tendo atuado antes por uma equipa do Estado de Minas Gerais. O jovem defesa-central de 14 anos era primo do também central Werley, do Vasco da Gama.
Athila Paixão: Tinha 14 anos e estava no Flamengo desde março de 2018. O avançado despontou na Escolinha Geração do Futuro e chegou ao Flamengo depois de se ter destacada na Copa Zico.
Vítor Isaías: Era do Flamengo há seis meses. Sonhava ser avançado do 'mengão' e seguir os passos de Adriano. O jovem de 15 anos destacou-se no Figueirense, jogou no Paranaense e tinha chegado ao Flamengo em agosto de 2018.
Gedson Santos: era avançado e tinha 14 anos. Era também conhecido como "Gedinho", tendo chegado ao Flamengo em 2019. O jovem ainda estava em testes, pelo que estes eram os seus primeiros dias no alojamento da Academia do clube. Foi contratado após destacar-se no Athletico Paranaense.
Jorge Eduardo: lateral esquerdo, 15 anos. Faria 16 anos no próximo dia 14 de fevereiro. Homero Povoleri, técnico que lançou o jovem, confirmou a morte. Jorge chegou ao Rio de Janeiro com 12 anos e morou na casa de amigos até completar a idade permitida para entrar no Ninho do Urubu (14 anos). Começou aos seis anos no futsal e chamou atenção de olheiros da formação do Flamengo.
Rykelmo de Souza Viana: médio ofensivo, 16 anos. Era também conhecido como "Bolívia" e era o mais velho entre os mortos - jogava nos sub-17 e completaria 17 anos no próximo dia 26 de fevereiro. Era considerado umas das principais promessas do Flamengo, um jogador muito elogiado pelos companheiros.
Samuel Thomas: lateral direito, 15 anos. Foi o tio, Sebastião Rodrigues quem confirmou a morte. Faria 16 anos no dia 4 de abril. Era titular do Flamengo. Foi vice-campeão da Copa Votorantim e campeão da Copa Nike.
Ao todo, eram 26 jogadores no alojamento: 13 conseguiram escapar e outros três estão em hospitais com ferimentos. São eles Cauan Emanuel, Francisco Dyogo e Jonatha Cruz. Kauan Emanuel e Francisco Dyogo estão em situação estável no Hospital Vitória, ambos acordados e conscientes. Jhonata Ventura está internado no hospital municipal Pedro II, em estado grave. Sofreu queimaduras na face, membros superiores e mãos, e tem queimaduras em 30 por cento do corpo.
*Artigo atualizado com o número de vítimas mortais e nome dos feridos.
Comentários