Citando preocupações com a segurança, as autoridades do futebol de El Salvador anunciaram esta quarta-feira o cancelamento do torneio nacional Clausura no país, após uma tragédia ocorrida no fim de semana, onde um tumulto durante um jogo resultou na morte de 12 pessoas.

"Esta medida foi tomada em resposta à gravidade dos eventos e à necessidade de garantir condições de segurança nos locais desportivos", declarou a federação de futebol e os clubes da Liga Mayor em comunicado.

"Decidimos encerrar o campeonato nacional de El Salvador de 2022-2023", afirmaram as partes envolvidas, com a federação de futebol acrescentando que "não haverá campeão". O torneio havia chegado apenas aos quartos de final.

Doze pessoas morreram e centenas ficaram feridas na confusão no estádio do Alianza no sábado, após a queda de um portão do estádio.  Além das 12 vítimas fatais, cerca de 500 pessoas foram tratadas por diversos ferimentos no local, enquanto 88 foram hospitalizadas. A maioria já recebeu alta.

Para determinar os três clubes que representarão El Salvador no torneio internacional da CONCACAF, a federação de futebol e os clubes da Liga Mayor propõem que as vagas sejam atribuídas ao FAS e Jocoro, campeão e o vice-campeão do torneio Apertura 2022 do ano passado, respetivamente. O terceiro participante seria o Águila, por ser a "equipa com o maior número de pontos" na temporada regular dos torneios Apertura e Clausura de 2022-2023. A decisão precisará ser aprovada pela CONCACAF.

Na terça-feira, a federação de futebol de El Salvador ordenou que o Alianza jogasse as suas partidas em casa sem a presença de público pelo período de um ano, responsabilizando o clube pelo incidente ocorrido. O Alianza deve jogar "sem a presença de torcedores locais pelo período de um ano" e pagar uma multa de 30.000 dólares antes de 21 de julho.