O mecanismo de promoção e descidas do futebol mexicano será desativado durante seis temporadas e não por cinco, conforme anunciado originalmente, devido à pandemia do novo coronavírus, informou a Federação Mexicana de Futebol (FMF).

O organismo também aprovou sanções económicas aos três clubes que estavam prestes a cair antes da suspensão do torneio devido a pandemia da COVID-19.

"É aprovado suspender temporariamente a promoção e as descidas nas próximas seis temporadas", anunciou a FMF, uma semana após Enrique Bonilla, presidente da Liga MX (primeira divisão), anunciar que a suspensão de promoções e despromoções seria por cinco anos.

Com o campeonato Clausura-2020 suspenso desde 15 de março devido à contingência sanitária, o primeiro beneficiário do cancelamento do descidas foi o Atlas, que estava na parte inferior da tabela; O Atlético de San Luis e Juárez também estavam a lutar pela permanência.

Apesar da salvação, essas três equipas pagarão uma multa financeira pela posição que ocupam na tabela. O último colocado - o Atlas - 120 milhões de pesos (4,8 milhões de dólares), o penúltimo - Atlético de San Luis - 70 milhões de pesos (2,8 milhões de dólares) e o terceiro - Juárez - 50 milhões de pesos (2 milhões de dólares).

Além de desativar as promoções e descidas, a FMF confirmou o final da temporada 2019-20 do Ascenso MX (segunda divisão) sem proclamar um campeão.