Das seis principais ligas europeias apenas um campeão em título é líder, neste momento, da respetiva competição. O Bayern Munique, que, curiosamente, já teve uma chicotada psicológica esta época – Jupp Heynckes substituiu Carlo Ancelotti no comando técnico – é a única equipa que parece estar no bom caminho para revalidar o título de campeão nacional.

Benfica, Chelsea, Juventus, Real Madrid e Mónaco estão na luta, é certo, mas apresentaram uma quebra em relação a 2016/17, uns mais do que outros. Mas vamos por partes.

Em Portugal, volvido um terço do campeonato, a equipa de Rui Vitória ocupa neste momento o terceiro lugar da tabela classificativa, com 26 pontos, estando a um do Sporting e a cinco do líder FC Porto. Os ‘encarnados’ averbaram, até ao momento, oito vitórias, dois empates (Rio Ave e Marítimo, ambos por 1-1) e uma derrota (Boavista, 1-2). Na época transata, à 11.ª jornada, os tetracampeões já se encontravam na liderança.

Em Espanha, o Real Madrid chegava ao início desta temporada na máxima confiança depois dos títulos conquistados no ano passado – La Liga e Liga dos Campeões, aos quais se juntaram as supertaças espanhola e europeia – mas a verdade é que o campeonato não tem corrido de feição ao conjunto orientado por Zinédine Zidane.

Ao cabo de 11 jornadas, os ‘merengues’ estão em terceiro lugar da prova, com 23 pontos, fruto de sete vitórias, dois empates (Valência, 2-2, e Levante, 1-1) e duas derrotas (Bétis, 0-1, e Girona, 1-2). Os ‘blancos perderam bastante terreno na luta pela liderança, estando agora a oito pontos do primeiro classificado, o Barcelona, e a quatro do segundo lugar, que pertence ao Valência.

Quem também tem vindo a quebrar na Premier League é o Chelsea. A equipa de Antonio Conte está na quarta posição do campeonato, com 22 pontos. Soma, até ao momento, sete vitórias, um empate (Arsenal, 0-0) e três derrotas (Burnley, 2-3, Manchester City, 0-1, e Crystal Palace, 1-2). Tal como o Real Madrid, os ‘blues’ encontram-se já a uma distância considerável do líder Manchester City – nove pontos – tendo ainda pela frente o Manchester United de José Mourinho e o Tottenham (ambos com 23).

Em França, o Mónaco de Leonardo Jardim ressentiu-se da perda de alguns jogadores importantes no último mercado de transferências, o que se traduziu numa ligeira quebra esta temporada. Os monegascos estão agora no segundo lugar da Ligue 1, com 28 pontos, menos quatro do que o Paris Saint-Germain, equipa que investiu ‘forte e feio’ em contratações no verão. A formação do Principado conta com nove vitórias, um empate (Montpellier, 1-1) e duas derrotas (Nice, 0-4, e Lyon, 2-3).

Na Serie A, a Juventus, hexacampeã em título, também ocupa a vice-liderança do campeonato, mas com uma diferença. Está apenas a um ponto do líder Nápoles (32), sendo que o Inter Milão também está a um ponto do emblema de Turim, o que só mostra a elevada competitividade do campeonato italiano ao fim de 12 jornadas. Até ao momento, a ‘Velha Senhora’ tropeçou em duas ocasiões: frente à Atalanta (2-2) e Lazio (derrota por 1-2).

O Bayern Munique é, portanto, a única equipa que se sagraria campeã, se a Bundesliga terminasse neste momento. Os bávaros lideram o campeonato alemão com 26 pontos, seguidos do RB Leipzig, com 22. A equipa de Jupp Heynckes não deixou, contudo, de sofrer alguns percalços no caminho, com dois empates (Wolfsburgo e Hertha de Berlim, ambos por 2-2) e uma derrota (Hoffenheim, por 0-2), resultados esses que ditaram a saída de Carlo Ancelotti do comando técnico.