O campeonato sueco de futebol não prevê realizar testes a jogadores antes dos jogos ou treinos, no protocolo com vista ao reinício da competição, que devia ter arrancado em abril, mas foi adiada devido à pandemia de COVID-19.

De acordo com a Liga sueca, o princípio no país é o de que apenas as pessoas que se sintam doentes devam procurar os hospitais e realizarem “testes completos de despistagem ao novo coronavírus”.

Aos futebolistas será pedido, a cada dia, que preencham um formulário de autoavaliação, antes dos treinos e dos jogos, com os médicos dos clubes a avaliarem as condições de saúde dos futebolistas.

Na próxima semana é esperada uma decisão em relação ao campeonato, cujo início foi adiado devido à pandemia de COVID-19, num país que optou por manter muitas atividades em funcionamento, com o governo a não decretar o confinamento, recomendado apenas aos idosos a permanência em casa.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Na Suécia registaram-se até hoje cerca de 27.000 casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 3.200 mortes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.