Viktor Korniienko alistou-se no no exército ucraniano como voluntário para defender o seu país da invasão levada a cabo pela Rússia. O defesa de 23 anos do Shakhtar Donetsk foi destacado para dar apoio na frente de batalha. Korniienko é um dos responsáveis por retirar os feridos e abastecer os compatriotas que estão na primeira linha.

"A minha vida foi virada de cabeça para baixo. Estou orgulhoso de ser ucraniano, porque provámos que somos uma nação muito forte que rapidamemente recupera. Estamos todos juntos, a ajudar uns aos outros. Não se atira abaixo pessoas como nós, a vitória será nossa!", escreveu Viktor Korniienko nas redes sociais.

Korniienko foi formado no Shakhtar Donetsk, ele que conta ainda com uma passagem pelo Mariupol. É internacional pela seleção principal da Ucrânia.

Brevemente Korniienko poderá vir a ter mais colegas do Shakhtar ao seu lado. É que o guarda-redes Andriy Pyatov e os defesas Mykola Matvkienko e Valeriy Bondar já se mostraram disponíveis para defender a Ucrânia na guerra, se forem convocados.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais 2,8 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.