O futebol mudou muitos nos últimos anos e os defesas centrais têm assumido um papel de maior destaque na construção ofensiva, sendo quase obrigados a tornarem-se no primeiro baluarte do sucesso de uma equipa que privilegie o jogo curto e de posse.

Nesse sentido, Portugal parece estar a fazer um grande trabalho, uma vez que dominou o top-10 dos centrais sub-23 que realizaram mais passes progressivos precisos durante a temporada, segundo um estudo do CIES que contemplou dados de 74 ligas.

Gonçalo Inácio é o líder deste 'ranking' após ter conseguido uma percentagem de acerto de 80,2%, seguido por Eduardo Quaresma (78,2%), Malick Thiaw, do AC Milan (78,6%), António Silva (77,9%) e Diomande (77,6%).

Há ainda outro representante da I Liga nesta classificação, pois Otávio Ataíde aparece na sétima posição, registando uma precisão de 77%. Ou outros elementos do top-10 são Jarrel Quansah, do Liverpool (77,5%), Christopher Wooh, do Rennes (76,5%), Pau Cubarsí, do Barcelona (76,1%) e Anthony Roualt, do Estugarda (75,7%).