Em mais uma jornada da Liga Escocesa, o Celtic - onde joga o português Jota - deslocou-se ao terreno do St. Mirren no passado domingo e saiu derrotado por 0-2.

Ainda assim, o dado mais sombrio não vem pela derrota, mas por aquele que deveria ser um momento de homenagem ao falecimento da Rainha Isabel II, desrespeitado pelos adeptos.

Antes do apito inicial do encontro, os jogadores de ambas as equipas reuniram-se no centro do relvado, mas atrás surgiu uma tarja que dizia: "Se odeias a família real, bate palmas" - momento acompanhado pelos gritos dos adeptos a entoarem essa mesma frase.

Foi também esse o momento em que os jogadores e restantes adeptos tentaram abafar os protestos com um aplauso - naturalmente em homenagem à Monarca Britânica, algo que se tem visto em solo Britânico.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que os adeptos do Celtic se manifestam contra a família real em período de homenagem a Isabel II. Já no último encontro da Liga dos Campeões frente ao Shakhtar (1-1), os adeptos fizeram questão de exibir outra tarja com palavras insultuosas para a Coroa Britânica.

Momentos que marcam o desporto pela negativa. Em termos históricos, é reconhecida a ideologia antimonárquica dos adeptos do Celtic, que defendem a independência, algo, refira-se, que se opõe à ideologia defendida pelos adeptos do Rangers.