A Polícia Escocesa tomou hoje uma posição polémica ao defender a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. A decisão foi baseada num estudo da Universidade de Stirling, que defende que a venda de álcool em jogos de futebol ajudará a reduzir riscos de segurança nos recintos desportivos.

Diz o estudo que um dos principais motivos de violência é a entrada tardia dos adeptos nos estádios, algo que gera impaciência devido às longas filas. Isto porque os adeptos aproveitam o máximo de tempo para ficar nos pubs onde podem beber álcool, algo que sabem que não poderão fazer nos estádios.

Ainda de acordo com a Universidade de Stirling, a venda e consumo de bebidas alcoólicas no interior dos estádios poderia levar uma entrada mais ordeira e repartida nos recintos desportivos, reduzindo assim fontes de confronto entre os adeptos.

A venda e o consumo de álcool na Escócia foi proibido nos estádios em 1980, após fortes motins na final da Taça do mesmo ano, entre o Rangers e o Celtic, os principais clubes do país.

A Federação Escocesa quer mudar este cenário e desde 2020 que vem trabalhando no sentido de mudar a lei com o Governo.