
O CIES Football Observatory apresenta no seu habitual relatório semanal um estudo no qual lista os melhores 100 médios sub-23 a defender entre 46 ligas espalhadas pelo mundo, com base em vários índices de desempenho em seis vertentes do jogo.
Rocco Reitz, do Borussia Mönchengladbach, tem a pontuação mais elevada. O alemão surge à frente do espanhol Marc Casadó, do Barcelona, e do guineense Ibrahima Sory Bangoura, do Genk. Amine Lachkar (Willem II) e Ryan Gravenberch (Liverpool) fecham o Top-5, com o primeiro português a surgir logo a seguir: João Neves, do Paris Saint-Germain, é 6.º. E ainda há outro médio luso entre os dez primeiros: Dario Essugo, que esta temporada se encontra emprestado pelo Sporting ao Las Palmas e que tão boa conta tem dado de si na La Liga, ocupa precisamente o 10.º posto.
Essugo é mesmo o jogador com a pontuação mais elevada entre os futebolistas que ainda não completaram 20 anos. Os três jogadores mais jovens do top 100 são os franceses Ayyoub Bouaddi (LOSC Lille) e Warren Zaïre-Emery (Paris St-Germain), além do sueco Lucas Bergvall (Tottenham). Das 46 ligas analisadas, 32 contam com pelo menos um um jogador no top 100.
Na I Liga portuguesa há quatro nomes: Demir Tiknaz, do Rio Ave, Djibril Soumaré, do Nacional, Jean-Baptiste Gorby, do SC Braga e Manuel Keliano, do Estrela da Amadora. E há ainda dois jovens médios-defensivos neste top 100 a atuar na II Liga: Dje Davilla (UD Leiria), Roan Wilson (GD Chaves) e André Oliveira (FC Porto B).
O ranking foi calculado a relação dos duelos defensivos (excluindo duelos pelo ar) ganhos, intercepções de passe e antecipações a bolas perdidas (sem posse clara) com os valores médios ao nível da equipa e da posição, ponderando ainda a taxa de sucesso na disputa desses duelos, bem como o nível desportivo das partidas disputadas.
Comentários