A edição 424 do CIES Observatório do Futebol debruça-se sobre a forma de atacar das equipas, em 23 das maiores ligas do mundo, com base nos dados das corridas de alta intensidade dos seus jogadores - mais de 20 km/h por pelo menos 0,7 segundos.
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Por cada Liga, os clubes são classificados, de acordo com os jogadores que realizam mais corridas de alta intensidade (sprints) em posse, em relação aos outros que realizam menos.
São as equipas que jogam de uma forma mais vertical que se conseguem evidenciar mais neste capítulo. O que significa que as equipas que normalmente têm mais posse e atacam de uma forma mais horizontal, e com mais circulação, contam com índices negativos esse capítulo: São os casos de Shakhtar Donetsk (-12,1%), Paris St-Germain (-10,9%) e Manchester City (-8,2%). Inversamente contamos com o RC Lens (+10,1%), Newcastle United ( +8,5%) e Borussia Dortmund (+6,0%), equipas que aceleram muito o jogo no primeiro terço e tentam chegar rapidamente à frente, sempre em alta intensidade.
A diferença positiva, neste estudo do Observatório do Futebol, é caraterística das equipas que tendem a avançar rapidamente no terreno, enquanto que a diferença negativa é típica de equipas que constroem a partir de detrás. A maior parte das equipas que dominam os seus jogos atua desde modo.
Contudo, não é exatamente assim no caso português. Num olhar à I Liga, o FC Porto - equipa que claramente domina a maior parte dos jogos nas provas internas - é forte no jogo vertical, já que normalmente é uma equipa que acelera o seu jogo e faz poucas pausas em posse (com mais 8,4% - índice referente à posse em corridas de alta intensidade > superior a 20 km/h durante pelo menos 0,7 segundos). O Benfica aparece na quarta posição, com +3,3%, ou seja, apesar de serem equipas dominadoras, tendem a acelerar o jogo e subir rapidamente no terreno.
Numa tabela liderada pelo Chaves, com 13,5%, o Sporting é dos três grandes o emblema que ataca de forma mais horizontal, com uma diferença de -3,9%. O Sporting de Braga supera esse registo, com -4,8%.
A tecnologia SkillCorner utiliza a transmissão de vídeo para a recolha de dados de mais 60 ligas e competições em todo o mundo. Os dados incluem a contabilização de corridas de alta intensidade utilizadas no estudo.
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