O CIES Football Observatory apresentou esta quarta-feira mais um dos seus habituais estudos, no qual revela desta feita o nome dos 100 médios com melhores estatísticas no que toca a segurar a posse de bola sob pressão alta, de acordo com dados recolhidos pela SkillCorner.

O estudo abrange 28 Ligas espalhadas pelo mundo e a melhor percentagem em termos absolutos foi registada por um jogador ainda pouco conhecido na Europa: Darlington Nagbe, internacional norte-americano que atua no Columbus Crew, da Major League.

Seguem-se nomes mais conhecidos: Rodri Hernández, do Manchester City, Frenkie de Jong, do Barcelona, Toni Kroos, do Real Madrid, e Granit Xhaka, do Bayer Leverkusen completam o Top 5. E há um jogador da Liga portuguesa a figurar no Top 10. Nada mais, nada menos do que Amine Oudrhiri, médio de 31 anos do Rio Ave.

Há mais dois jogadores a atuar na Liga portuguesa no Top 100, mas nenhum deles pertence aos três grandes: Sebastián Pérez, do Boavista, e Tomás Händel, do Vitória de Guimarães, que é o único jogador português a fazer parte da lista.

No Top 100 surgem ainda mais dois jogadores que já passaram pelo nosso campeonato: Manuel Ugarte, antigo jogador de Famalicão e Sporting, que agora atua no Paris Saint-Germain, e Angel Gomes, agora jogador do Lille e que no passado representou o Boavista.

Os três médios mais jovem a figurar neste Top 100 são Warren Zaïre-Emery, do Paris St-Germain, Pablo Gavi, do Barcelona, e Tyler Morton (que atua no Hull City por empréstimo do Liverpool). Para este estudo foram incluídos apenas jogadores com mais de 1000 minutos em campo nas respetivas Ligas nesta temporada.

O CIES explica que para esta análise foi considerado que um jogador está sob pressão quando tem a posse de bola e perto de si tem um adversário a tentar desarmá-lo ou a limitar as suas opções de passe, tendo depois sido determinada a intensidade da pressão conforme variados parâmetros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.