Com o final da temporada 2018/2019, é hora de fazer contas aos principais campeonatos europeus: quem desce de divisão, quem sobe e quem vai participar nas competições europeias do próximo ano.
La Liga
Em Espanha, o Barcelona sagrou-se campeão ao vencer o Levante, a 27 de abril, quando faltavam ainda três jornadas para disputar. Os catalães terminaram o campeonato com 87 pontos, seguidos do Atlético de Madrid com 76 e Real Madrid com 68. A estes três emblemas junta-se ainda o Valência, que somou 61 pontos. Os quatros vão disputar a Liga dos Campeões no próximo ano.
Já Getafe e Sevilha, que terminaram a época com 59 pontos, seguem para a Liga Europa. Enquanto isso, o Espanyol, 7º classificado com 53 pontos, vai disputar a 2º pré-eliminatória da competição.
Pior destino tiveram Girona (37 pontos), Huesca (33 pontos) e Rayo Vallecano (32 pontos) que se despedem da principal divisão do campeonato espanhol para darem lugar a Osasuna e Granada, que regressam dois anos após descer.
Já o terceiro Albacete, o quarto Mallorca, o quinto Málaga e o sexto Cádiz jogam os ‘play-offs’ de promoção, para encontrar um terceiro promovido.
Premier League
Em Inglaterra a luta pelo título manteve-se até à última jornada. Acabou por ser o Manchester City a levantar a Taça, ao terminar a época com 98 pontos, mais um que o segundo classificado Liverpool. Já o Chelsea ficou em terceiro com 72 e o Tottenham em quarto com 71. Os quatros seguem diretamente para a Liga dos Campeões.
Arsenal e Manchester United, que terminaram com 70 e 66 pontos, respetivamente, vão disputar a Liga Europa. Já o Wolverhampton, 7º classificado com 57 pontos, segue para a 2º pré-eliminatória da prova.
No final da tabela ficaram Cardiff City (34 pontos), Fulham (26 pontos) e Huddersfield Town (16 pontos) que dizem assim 'adeus' à Premier League. No sentido contrário, o Norwich regressa à liga inglesa de futebol, após uma ausência de três anos, acompanhado do Sheffield United.
Já o terceiro Leeds United, o quarto West Bromwich, o quinto Aston Villa e o sexto Derby County jogam os ‘play-offs’ de promoção, para encontrar um terceiro promovido.
Bundesliga
Tal como em Inglaterra, também na Alemanha a luta pelo título esteve a rubro até à última jornada. No derradeiro jogo, o Bayern de Munique carimbou o seu sétimo título consecutivo na Bundesliga, com 78 pontos. Em segundo lugar ficou o Borussia Dortmund, com 76 pontos.
Leipzig com 66 pontos e Bayer Leverkusen com 58 pontos garantiram também a presença na Liga dos Campeões. Enquanto Borussia Monchengladbach e Wolfsburg, com 55 pontos, seguem para a Liga Europa. Já o quinto classificado, Eintracht Frankfurt com 54 pontos vai disputar a 2º pré-eliminatória da competição.
O Hannover 96, 17º classificado, e o Nuremberga, 18º, dizem adeus à Bundesliga, assim como o Estugarda que perderam o play-off de despromoção ao empatar a duas mãos com o União de Berlim, terceiro classificado da segunda divisão alemã. Já o Colónia e o Paderborn, primeiro e segundo classificados, subiram diretamente à Bundesliga.
Ligue 1
Em França, o Paris Saint-Germain conquistou o oitavo título francês de futebol a 21 de abril – sagrando-se campeão pela sexta vez nos últimos sete anos – ao beneficiar do empate 0-0 do Lille no estádio do Toulouse, em jogo da 33.ª jornada do campeonato.
Os parisienses terminaram a temporada com 91 pontos, muito acima do segundo classificado Lille, com 75. Em terceiro lugar ficou o Lyon, com 72 pontos, que vai disputar a 3º pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Já o Saint-Étienne, quarto classificado, segue para a Liga Europa.
Também o Rennes, 10º classificado, vai marcar presença na Liga Europa, mas na fase de grupos, por ser o vencedor da Taça de França, que conquistou frente ao Paris Saint-Germain. Já o Estrasburgo, 11º classificado, vai à 2º pré-eliminatória, por ter vencido o Guingamp na Taça da Liga Francesa.
Já o Caen, com 33 pontos, e o Guingamp, com 27, despediram-se da primeira divisão francesa para dar lugar a Metz e Brest. Já no play-off de despromoção, o Dijon vai tentar ficar na Ligue 1, enquanto o Lens, da Ligue 2, vai tentar subir ao principal escalão.
Serie A
Em Itália, a Juventus de Cristiano Ronaldo sagrou-se campeã pela oitava vez consecutivo a 20 de abril, e terminou o campeonato italiano com 90 pontos. O Nápoles com 79 pontos, a Alatanta com 69 e o Inter de Milão com 69 fazem companhia à 'Vecchia Signora' na próxima edição da Liga dos Campeões.
O quinto classificado, AC Milan com 68 pontos, segue para a Liga Europa. Enquanto o 6º classificado, a AS Roma com 66 pontos, vai disputar a 2º pré-eliminatória da competição. Já a Lazio, 8º classificada com 59 pontos, vai estar presente na fase de grupos da Liga Europa, por ter vencido a Taça de Itália.
Enquanto isso, o Empoli com 38 pontos, o Frosinone com 25 e o Chievo com 17 descem de escalão. A Serie A dá assim as boas vindas a Brescia e Lecce. O terceiro clube a ser promovido à Serie A será decidido numa final a duas mãos entre Cittadella e Hellas Verona.
Comentários