Depois de terminar a fase sul-americana de qualificação para o Mundial 2022 com 14 vitórias e 3 empates, o Brasil está de volta à liderança do ranking da FIFA, que desde novembro de 2018 era ocupada pela Bélgica.

O organismo máximo do futebol mundial atualizou esta quinta-feira o seu ranking de seleções, depois de mais uma semana de jogos internacionais, entre eles o 'play-off' europeu de acesso ao Campeonato do Mundo e outros encontros das diferentes zonas de qualificação, para além de várias partidas particulares.

Portugal, como já se esperava, mantém-se no 8.º lugar.

A classificação atual do ranking servirá também para ditar a divisão das várias seleções pelos quatro Potes do sorteio de sexta-feira da fase final do Mundial2022. A alteração na liderança do ranking, porém, não terá qualquer implicação no sorteio, uma vez que as sete seleções apuradas para a fase final mais bem posicionadas no ranking têm lugar garantido no pote 1, reservado aos cabeças de série, no qual estará também o Qatar, na qualidade de país organizador.

Entre as seleções lideradas por técnicos portugueses, a Coreia do Sul, orientada por Paulo Bento e também qualificada para o Mundial2022, manteve-se no 29.º lugar (o que lhe valerá a presença no pote 3 do sorteio), enquanto o Egito, que falhou o apuramento na terça-feira, sob o comando de Carlos Queiroz, subiu para o 32.º.

GALERIA: As seleções já apuradas para o Mundial2022
GALERIA: As seleções já apuradas para o Mundial2022
Ver artigo

O Bahrain, treinado por Hélio Sousa mantém-se na 89.ª, enquanto o Togo, cuja seleção é orientada por Paulo Duarte, ascendeu à 122.ª.

Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua a ser a única seleção no ‘top-100’, no 71.º lugar, seguida da Guiné-Bissau (115.ª), Moçambique (119.º), Angola (126.ª) e São Tomé e Príncipe (183.º). Macau permanece em 182.º e Timor-Leste em 198.º

Eis o Top-10

1.º Brasil

2.º Bélgica

3.º França

4.º Argentina

5.º Inglaterra

6.º Itália

7.º Espanha

8.º Portugal

9.º México

10.º Países Baixos