O VAR foi uma das ferramentas mais inovadoras introduzidas no futebol nos últimos anos, mas agora começa a gerar muita polémica.

As queixas relacionadas com a intervenção desajustada do sistema ou as decisões a que leva têm-se multiplicado e, por isso, a FIFA já está a trabalhar numa nova ferramenta para implementar no futebol a nível mundial.

O 74.ª Congresso da FIFA, serviu para Gianni Infantino anunciar as alterações que estão em marcha, que se baseiam numa "tecnologia mais simples, com menos câmaras e, portanto, mais acessível para todos". O nome desta ferramenta é Football Video Support e é similar ao Olho-falcão utilizado no ténis.

"Os treinadores de cada equipa poderão solicitar o auxílio do VAR em duas ocasiões e os jogadores poderão pedir ao seu treinador que solicite a revisão. Caso, após a revisão, seja feita uma alteração na decisão inicial tomada pelo árbitro, a equipa que promoveu a consulta manterá as duas oportunidades de solicitar a revisão", explicou o presidente da FIFA.

Infantino revelou ainda que isto já está a ser testado em torneio de camadas jovens e é a resposta às muitas queixas que têm surgido, que podem inclusive levar a Premier League a abolir o sistema nas suas competições.