O Fortaleza, do central português Tobias Figueiredo, apurou-se pela primeira vez para a final da Copa Sul-Americana, ao derrotar o Corinthians por 2-0 na madrugada de terça para quarta-feira, no Castelão. O jogador português não saiu do banco do emblema nordestino.
Depois do empate a uma bola no jogo primeira-mão em São Paulo, na semana passada, o 'Leão' confirmou o apuramento para a final com os golos de Yago Pikachu (49') e Tinga (55').
Com este apuramento, o Fortaleza também se tornou no primeiro clube do nordeste brasileiro a chegar a uma final de um torneio internacional.
"É difícil falar neste momento, porque fizemos história. Esse era o nosso objetivo", disse um emocionado Pikachu em declarações após a partida.
O Fortaleza espera agora o vencedor da outra semifinal, entre LDU do Equador e Defensa y Justicia da Argentina, para conhecer o seu adversário na final da Copa Sul-Americana, que será disputada no dia 28 de outubro, em Maldonado (Uruguai).
Depois da vitória dos equatorianos por 3-0 no primeiro jogo em Quito, as duas equipas voltam a enfrentar-se na madrugada de quarta para quinta-feira, na Argentina.
- Cássio salva o Corinthians -
O desenrolar do jogo teve algumas semelhanças com o duelo da primeira-mão em São Paulo, apesar de o Corinthians vir com novo treinador, Mano Menezes, em quem o clube deposita as esperanças para salvar uma temporada turbulenta.
O 'Timão' apostou novamente em dar a bola ao adversário, mas desta vez fixou as suas linhas mais à frente e tentou atacar o Fortaleza com transições rápidas.
Com esta estratégia, os paulistas por pouco não surpreenderam os cearenses, fiéis ao estilo ofensivo do técnico Juan Pablo Vojvoda.
Numa saída rápida desde a defesa, Fábio Santos deu início à jogada que em três passes deixou Yuri Alberto isolado, mas o atacante rematou por cima do guarda-redes João Ricardo (20').
O susto acordou o Fortaleza, acostumado a propor jogo e manter a posse de bola. Yago Pikachu, que substituiu o lesionado Marinho na partida, obrigou o guarda-erdes Cássio a fazer duas grandes defesas (37' e 45'+1) e levar o Corinthians vivo para o intervalo.
- O golpe do 'Leão' -
Mas não demorou muito no segundo tempo para o 'Leão' dar a primeira dentada e ganhar vantagem. Após alguns ressaltos dentro da área, a bola caiu nos pés de Pikachu, que mesmo tropeçando conseguiu recuperar, driblar um adversário e fuzilar Cássio.
Pouco depois, o Fortaleza fez KO no Corinthians com um golo de cabeça do capitão Tinga, após um cruzamento pela esquerda de Bruno Pacheco.
A desvantagem escancarou a deficiência ofensiva do 'Timão' em criar jogo. Nem as cinco substituições feitas por Mano Menezes mudaram o panorama da partida.
"Temos que pedir desculpas aos adeptos, é uma derrota dura. Temos de aceitar o golpe e seguir em frente", disse Cássio, em declarações no pós-jogo.
Fora de todas as competições paralelas, o Corinthians concentra todas as suas forças no Campeonato Brasileiro, onde precisa somar pontos para afastar o risco de descida de divisão.
Comentários