Está prestes a fechar, em Portugal e lá fora, mais um mercado de transferências de inverno, que protagonizou já algumas mexidas dignas de registo, quer em clubes da Primeira Liga, quer em clubes das principais Ligas europeias.

Mas o que poderemos esperar das derradeiras horas? O SAPO Desporto apresenta-lhe as datas e horas exatas do fecho da janela de transferências nas Ligas dos principais países europeus e olha também para um pouco do que já aconteceu e ainda pode vir a acontecer.

Quando abriu o mercado de Inverno?

O mercado de transferências de Inverno abriu, em Portugal, na quarta-feira, 3 de janeiro, sendo de novo permitida desde essa data a inscrição de novos atletas por parte dos clubes, que assim voltam a poder transferir jogadores. É o segundo momento do ano, depois do mercado de transferências de Verão, em que é possível a inscrição dos contratos. Os negócios podem ser feitos em qualquer altura do ano, mas as mudanças de clube só podem ocorrer durante estas janelas de transferências.

Quando encerra a janela de transferências, em Portugal e nos outros principais países?

As janelas de transferências não encerram necessariamente à mesma hora (nem no mesmo dia) em todos os países, variando de país para país, conforme o calendário competitivo. Por exemplo, em países em que o campeonato já terminou, como é o caso da Suécia e outros países no norte da Europa, a janela de transferências estará aberta mais tempo.

Em Portugal será possível inscrever novos jogadores até às 23h59 de 31 de janeiro, quarta-feira, podendo em casos excecionais a documentação ser apresentada até 24 horas depois. A Liga Portugal informou que nesse dia os seus serviços manter-se-ão excecionalmente em atividade até às 24h00. O organismo alerta ainda para as transferências internacionais, cujos processos, preferencialmente, devem dar entrada até às 23h00 desse dia.

Noutras das principais Ligas europeias, contudo, as horas e datas não serão exatamente essas. Em Espanha, a janela de transferências de inverno vai fechar, tal como em Portugal, na quarta-feira, 31 de janeiro, mas pelas 23h00. Em Itália o fecho é igualmente dia 31, mas às 19h00.

Já a janela de transferências na Alemanha (17h00 de Portugal continental) e em Inglaterra (23h00) fechará apenas no dia 1 de Fevereiro.

Quais os principais negócios que já foram fechados por cá?

Em Portugal, no que aos candidatos ao título diz respeito, o mais ativo tem sido o Benfica, que confirmou já a chegada de três jogadores: o avançado brasileiro Marcos Leonardo (contratado ao Santos a troco de 18 milhões de euros e que até já leva três golos marcados de águia ao peito), o lateral esquerdo espanhol Álvaro Fernández Carreras (emprestado pelo Manchester United) e o extremo argentino Benjamín Rollheiser (que chegou do Estudiantes e vai custar cerca de 9,5 milhões de euros aos cofres do clube da Luz). Em contrapartida, da Luz saíram Chiquinho, Gonçalo Guedes e João Victor.

Já o Sporting, líder isolado do campeonato, confirmou ainda apenas um reforço: o jovem defesa central brasileiro Rafael Pontelo, contratado ao Leixões por um valor a rondar o milhão de euros. Por horas deve estar a confirmação da chegada do médio Koba Koindredi, que pertence ao Valência mas estava emprestado ao Estoril.

Quanto ao FC Porto, ainda não apresentou qualquer reforço, mas o defesa central brasileiro Otávio Ataíde, de 23 anos, que atua no Famalicão, já não deve fugir aos dragões que, em sentido contrário, resolveram as 'dores de cabeça' David Carmo e Fran Navarro, ambos cedidos ao Olympiacos.

O SC Braga apresentou segunda-feira o jovem médio Cher Ndour, que chega por empréstimo do Paris Saint-Germain. Do meio-campo dos minhotos, porém, saíram Castro e André Horta

Como vai ser o último dia? Nos três grandes, quem poderá ainda entrar e sair?

Começando pelo Sporting, para além da já referida mais do que provável chegada de Koba Koindredi não são esperados mais reforços. Quanto a saídas, os leões já emprestaram Afonso Moreira ao Gil Vicente, restando saber se emprestam ou não também outro jovem, Dário Essugo. A maior preocupação dos leões passará por saber se algumas das principais figuras do plantel, como Gonçalo Inácio, Diomande ou, claro, Gyokeres, serão alvo de assédio de última hora. A mensagem, em Alvalade, é clara: elementos importantes só saem pelo valor da cláusula de rescisão.

Quanto ao Benfica, o clube da Luz poderá oficializar a contratação de outro jovem argentino, Gianluca Prestianni. Musa deverá mesmo sair, face ao excesso de opções para o ataque agora existente no plantel, e Rafa, em final de contrato, parece ser alvo de assédio imediato por parte de clubes imediatos, mas não se crê que os encarnados abram mão do jogador antes do final da época, mesmo que tal implique não receber qualquer compensação financeira.

No FC Porto, para além da chegada do brasileiro Otávio Ataíde para fortalecer o centro da defesa não têm sido referidos outros possíveis reforços, mas poderão sempre ocorrer mais alguns ajustes no plantel.

E lá fora, já houve alguma transferência de vulto?

Já foram registadas algumas transferências por valores avultados nas diferentes Ligas europeias desde a reabertura do mercado, em janeiro. Destaque para os 40 milhões de euros pagos pelo Barcelona ao Atl. Paranaense pelo atacante brasileiro Vítor Roque (negócio que já estava acertado há algum tempo) e para os 30 milhões pagos pelo Bayern Munique ao Galatasaray pelo lateral direito francês Sacha Boey. Valor idêntico (30 milhões de euros) pagou já também o Tottenham ao Génova pelo central romeno Radu Drăgușin.