Sunil Chhetri. Conhece este nome? E se lhe dissermos que já passou por Portugal? O avançado indiano, de 34 anos, conhecido no seu país como 'Capitão Fantástico', chegou a fazer três jogos pela equipa B do Sporting em 2012/2013, mas quase ninguém deu por ele. Este domingo, o caso mudou de figura: Chhetri tornou-se o segundo melhor marcador de seleções no ativo, depois de ter bisado frente à Tailândia, num triunfo também ele histórico frente à Tailândia.
O avançado soma agora 66 golos pela seleção indiana, estando apenas atrás do português Cristiano Ronaldo (85) e superando o outro extraterrestre do futebol da atualidade, Lionel Messi, que contabiliza 65.
“Numa perspetiva geral, foi um bom mas ainda pequeno começo. Mas vou falar apenas deste jogo – foi algo brilhante fazer parte do caminho que a minha equipa fez. E é ainda mais especial sabermos que fizemos o nosso país feliz, mesmo que tenha sido só um dia”, comentou nas suas redes sociais o jogador após o encontro.
Após a (curta) passagem pelos 'leões', Sunil foi cedido ao Churchill Brothers, equipa do primeiro escalão indiano e acabou por sair mais tarde em definitivo para o Bengaluru, onde ainda hoje está, com dois empréstimos pelo meio ao Mumbai City. Ganhou quatro Campeonatos da Índia por três clubes diferentes (pelo Dempo em 2010; pelos Chruchill Brothers em 2013; pelo Bengaluru em 2014 e 2016), somou ainda mais duas Taças e foi várias vezes eleito como melhor jogador da Liga indiana.
Com o triunfo sobre a Tailândia (o primeiro na prova desde 1964), a Índia isolou-se na liderança do Grupo A, com três pontos, contra um dos anfitriões Emirados Árabes Unidos e do Bahrain, que empataram a um golo no sábado, no encontro de abertura da prova.
Comentários