O avançado brasileiro Neymar, atualmente no Al Hilal, sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo e vai ter de ser operado, devendo só regressar aos relvados no próximo ano.

O clube saudita, treinado por Jorge Jesus, poderá receber uma indemnização milionária devido a esta situação, ao abrigo do Programa de Proteção de Clubes da FIFA, que prevê um reembolso em caso de uma lesão que afaste um jogador por mais de 28 dias consecutivos.

"A FIFA assume um máximo de um ano de lesão e o montante máximo de indemnização é de 7.5 milhões de euros. Por dia sem jogar o valor máximo é de 20.5 mil euros. A quantidade total que este programa da FIFA distribui por ano aos clubes por lesões é de 80 milhões de euros, pelo que qualquer reclamação do Al Hilal terá de ser feita dentro destes parâmetros", explicou Eduardo Carlezzo, advogado especialista em direito desportivo, em declarações ao jornal espanhol Marca.

A lesão de Neymar foi contraída na terça-feira à noite, durante o duelo do Brasil com o Uruguai, em Montevideu, de apuramento para o Mundial2026 (derrota do 'escrete' por 2-0), com o jogador de 31 anos a ser obrigado a sair em cima do intervalo de maca e em visível sofrimento.

Neymar chegou esta temporada ao Al Hilal, de Jesus, e, como colega do internacional português Rúben Neves, leva um golo e duas assistências em cinco jogos pelos sauditas