Mario Mandzukic colocou, esta sexta-feira, um ponto final na sua carreira como jogador de futebol através de uma carta escrita do Mario adulto para o Mario mais novo.

"Querido pequeno Mario,

Quando calçaste estas botas pela primeira vez, estavas longe de imaginar o que irias viver no futebol. Irás marcar golos nos grandes palcos e irás ganhar os maiores troféus com os maiores clubes. Irás representar orgulhosamente o teu país e ajudarás a escrever a história do desporto croata.

Irás ter sucesso porque estarás rodeado de boas pessoas: companheiros, treinadores, adeptos, família, agente e amigos que irão estar sempre contigo. Irás estar-lhes eternamente grato!

Acima de tudo, irás ter sucesso porque vais dar sempre o teu melhor. No final, isso será o que te deixará orgulhoso. Irás fazer muitos sacrifícios, mas valerão a pena por todos os momentos incríveis.

Irás ser reconhecido quando te retirares e não irás ter qualquer arrependimento. O futebol fará sempre parte da tua vida, mas terás de abrir um novo capítulo na tua vida.

Aproveita!

PS: Se por acaso jogares contra a Inglaterra no Mundial, está preparado por volta do minuto 109."

O internacional croata pendura as botas aos 35 anos e com 230 golos em 574 encontro divididos entre os vários clubes pelos quais passou: NK Zagreb, Dínamo Zagreb, Wolfsburgo, Bayer Munique, Atlético de Madrid, Juventus, Al-Duhail e AC Milan.

Ao serviço destes clubes, o avançado conquistou um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, uma Liga dos Campeões, duas Bundesligas, duas Taças da Alemanha, cinco Ligas italianas, uma supertaça de Itália, três Taças de Itália, três Ligas e duas Taças da Croácia, uma Liga do Qatar e uma Supertaça de Espanha.

Na seleção croata, Mandzukic somou um total de 89 jogos e marcou 33 golos, tendo participado no Euro2012, Mundial2014, Euro2016 e no Mundial2018, tendo chegado à final - e perdido para a França - na Rússia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.